Quinta-feira, 5 de mar?o de 2009, atualizada ?s 13h30

Juizforanos podem medir press?o gratuitamente em trote solid?rio


Patr?cia Rossini
* Colabora??o

Os alunos da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) est?o mobilizados em uma a??o alternativa ao trote tradicional. A iniciativa ? da Atl?tica da Medicina/UFJF, respons?vel pela organiza??o do trote solid?rio, atrav?s do qual os estudantes do curso poder?o colaborar para o bem-estar e a sa?de da popula??o.

O tema escolhido foi a hipertens?o. Os alunos v?o conferir gratuitamente a press?o da popula??o, em estandes montados no centro da cidade, em frente ao Cine-Theatro Central, no hor?rio entre 10h e 17h30, e em um shopping da avenida Independ?ncia, das 12h ?s 21h.

Ser?o distribu?dos folhetos com informa?es sobre a doen?a e dicas de tratamento. Al?m disso, a campanha tamb?m est? arrecadando alimentos n?o-perec?veis, que ser?o doados a uma comunidade do bairro Ponte Preta.

A a??o teve in?cio nesta quinta-feira, dia 5 de mar?o, e vai at? o pr?ximo s?bado, dia 7.

Bem-estar social

De acordo com o diretor de marketing da Atl?tica, Felipe Lemos, o objetivo ? compartilhar com a comunidade alguns dos ensinamentos da faculdade e colaborar para a sa?de e o bem-estar. "N?s queremos mobilizar os alunos e a sociedade nessa campanha de arrecada??o de alimentos e combate ? hipertens?o. S? nesta primeira manh?, j? aferimos a press?o de mais de 50 pessoas aqui no cal?ad?o", comemora.

O trote solid?rio, que acontece isoladamente em v?rios cursos da UFJF, surge como alternativa ? brincadeira tradicional, que divide opini?es entre os calouros.

"Acho muito dif?cil acabar com o trote, pois ? uma tradi??o antiga. O que estamos tentando fazer ? levar o lado social para dentro dessa pr?tica. Com o tempo, acredito que o trote vai ser cada vez mais social e menos violento", afirma Felipe.

Foto do HU em reforma Foto do HU em reforma

A iniciativa foi aprovada pela popula??o. Noraldina Cardoso de Santana (foto acima, ? esquerda), de 56 anos, aproveitou a oportunidade para conferir a press?o. "Nem sempre d? para ir ao m?dico e eu n?o tenho o aparelho em casa. Vou medir agora porque tenho hipertens?o e preciso desse acompanhamento."

Francisca do Carmo (foto acima, ? direita), de 60 anos, tamb?m gostou do trote solid?rio. "A ?ltima vez que eu chequei a minha press?o foi h? cerca de dois meses. N?o d? tempo de ir ao m?dico toda hora, a vida anda muito corrida. Em cinco minutos, parei, fiz a medi??o e ainda fui orientada sobre o tratamento da hipertens?o", afirma.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes