Fernanda Reis Fernanda Reis 9/09/2015

Encontre a motivação para ser aprovado no concurso público

concursoTodo objetivo a ser alcançado a médio ou longo prazo, tal como ocorre com a aprovação em um concurso público, exige uma boa dose de motivação, combustível essencial para a vitória. Dessa forma, é preciso que o candidato se mantenha motivado mesmo diante de eventuais reprovações, ou mesmo diante da demora na divulgação de um edital específico.

Quanto às reprovações, o candidato deve ter em mente que elas fazem parte do processo de aprovação. Em verdade, elas contribuem, em muito, para o seu amadurecimento, fator que certamente será decisivo em exames futuros. Encarar as reprovações como etapas é uma maneira bastante eficaz para manter-se motivado.

Tarefa árdua mesmo é manter a motivação em alta quando o edital esperado parece distante, afinal, é normal que a motivação passe por altos e baixos ao longo do tempo. E quando está em baixa, muitos se deixam abater, desistem ou reduzem o ritmo de estudos. Daí, aquele que consegue se manter motivado dispara na frente.

Diante disso, tenha em mente o seguinte:

Quanto mais demorado o edital, maior o seu período de preparação. Assim, será possível suprir suas deficiências, estudar e revisar todo o programa e apenas fazer ajustes quando o edital for publicado. Nunca ouvi um aprovado dizer que teve tempo demais para estudar, muito pelo contrário!

Traçar metas a serem cumpridas em prazos menores é uma excelente alternativa para impedir a queda da motivação. Preocupe-se em cumprir as metas estabelecidas e não com o edital.

Sinta prazer ao estudar. Ninguém consegue se dedicar com afinco a tarefas chatas e que causam desconforto.

Não se esquecer de que o edital pode ser publicado a qualquer momento também é uma forma de manter-se motivado. Afinal, ninguém que ser pego de surpresa e arrepender-se pelo tempo perdido.

Não se deixe abater pela relação candidato/vaga. Boa parte dos concorrentes não chegam ao dia da prova adequadamente preparados e outros tantos sequer comparecerão para o exame. Faça a sua parte, quando você estiver pronto a vaga será sua.

Agora, pra ser sincera, e sendo até mesmo clichê, a melhor maneira de manter-se motivado é pensar nos motivos que fizeram você dar início aos estudos e chegar até o ponto em que chegou. Faça uma lista de todos os benefícios que serão obtidos com sua aprovação, deixe-a em um local visível e releia diariamente, visualizando as conquistas, o resultado final.

Vale também deixar à vista fotos dos locais que pretende conhecer, do carro, casa e/ou apartamento que irá adquirir, enfim, manter bem à vista todas as vantagens e benefícios que a aprovação irá lhe proporcionar.

Manter a motivação em alta é certamente um grande diferencial.


Fernanda Reis
Advogada
Professora do Curso Veritas – Instituto Vianna Júnior
Especialista em Direito Empresarial e Econômico
Membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/MG - Subseção Juiz de Fora
Autora de diversos artigos jurídicos
Saiba mais clicando aqui

ACESSA.com - Encontre a motiva??o para ser aprovado no concurso p?blico