Terça-feira, 26 de janeiro de 2010, atualizada às 18h25

Resultado do Enem pode sair nesta quinta-feira

Clecius Campos
Repórter

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser divulgado nesta quinta-feira, 28 de janeiro. Embora a assessoria de comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não confirme a data exata, a informação é de que "o órgão trabalha com este objetivo".

A previsão era de que o resultado fosse divulgado apenas em fevereiro, no entanto, é vontade do Ministério da Educação (MEC) que as notas sejam expostas o quanto antes, para o lançamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está pronto.

De acordo com a assessoria de comunicação do MEC, o software responsável por cruzar os dados do Enem e as vagas existentes nas instituições de ensino superior (IES) optantes pelo sistema só depende dos dados do Inep para entrar em operação. Se divulgado nesta quinta, o MEC pretende publicar o Sisu já na sexta-feira, 29.

Se divulgado nesta quinta, o resultado do Enem poderá ser utilizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em substituição à nota da primeira fase do vestibular.

IES que aderiram ao Enem no Sudeste

Universidade Federal do ABC (UFABC): adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): o Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.

Universidade Federal de Viçosa (UFV): o Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

Universidade Federal Fluminense (UFF): o Enem será utilizado para compor 50% da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): aprovou o uso do Enem como primeira fase.

Universidade Federal de Alfenas (Unifal): adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal de Itajubá (Unifei): adota o Enem como primeira fase.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): o aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

Universidade Federal de Lavras (UFLA): o Enem será utilizado como fase única.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP): já em 2009 vai adotar o Enem como primeira fase do vestibular.

Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): de 10% a 25% das vagas serão preenchidas pelo Enem como fase única. O exame também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): adota o Enem como primeira fase.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): vai utilizar o Enem para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais e para preencher vagas remanescentes.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU): o Enem substituirá a primeira fase do vestibular.

Fonte: Agência Brasil

Os textos são revisados por Madalena Fernandes