Segunda-feira, 16 de abril de 2012, atualizada às 12h44

Meia Maratona de Saúde reúne 1.500 atletas nas ruas de Juiz de Fora

Nathália Carvalho
*Colaboração
Meia maratona da Saúde

A Meia Maratona da Saúde reuniu mais de 1.500 atletas na manhã do último domingo, 15 de abril, e abriu o calendário 2012 do 26º Ranking de Corridas Rústicas de Juiz de Fora. Os atletas disputaram provas com percursos de 8 km e 21 km, além de corridas específicas para o público infantojuvenil. A largada foi às 7h30 no pátio de uma faculdade particular, no bairro Salvaterra, e o encerramento ocorreu no Parque Halfeld, no Centro.

O percurso até o ponto central da cidade passou pelo bairro Santa Luzia, com retorno até a avenida Deusdedit Salgado. Na Rio Branco, os atletas deram duas voltas no trecho entre o bairro Bom Pastor e o Mergulhão. A passagem pelo Santa Luzia foi considerada pelos organizadores como o início do trecho que exigiu mais esforço dos atletas, uma vez que até o Cascatinha, passando pelo Parque da Lajinha, é uma longa subida (ver mapas). Passada essa dificuldade inicial, o restante do percurso foi marcado por retas e descidas.

A Meia Maratona teve a participação de 414 homens e 128 mulheres. Já para o percurso de 8 km foram inscritos 396 homens e 361 mulheres. Entre os competidores, 110 tinham mais de 60 anos, sendo 78 do sexo masculino e 32 do feminino. Além disso, competiram 25 atletas portadores de necessidades especiais e, na prova infantil, foram inscritas 109 crianças.

Além da corrida, o público participou de atividades de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação postural, higiene bucal, saúde da mulher e pesagem/IMC, realizados por parceiros do evento.

A 26ª edição do Ranking de Corridas Rústicas terá, ao todo, nove provas em 2012. Ainda estão programadas: a II Corrida da UFJF, em maio; a XIII Corrida do Asfalto de Chácara, em junho; a Volta da Deusdedit Salgado e a XXV Corrida Duque de Caxias, ambas em agosto; entre outras.

Vencedores

Com o tempo de 1h8min31s, o vencedor da categoria masculina de 21 km foi o Flávio Carvalho Stumpf e da feminina foi Ingrid Abrahão Soares, que fechou a prova em 1h29min26s. Quem ficou com a segunda colocação foi Jocemar Fernandes Correa e Viviany Anderson. Os terceiros foram Eberth Silvério e Andriléia do Carmo.

Já no percurso de 8 km, Felipe Henrique dos Anjos ficou com a primeira colocação masculina, com 28min34s e a feminina ficou com Aline da Silva Braga, que chegou aos 37min26s. Os segundos colocados dessa modalidade foram Pablo Casadio e Ana Paula Gonçalves. O terceiro lugar ficou com Cilas Bento e Patrícia Romanelli.

Visão no Esporte

A equipe de atletismo do Projeto Visão no Esporte estreou em competições esportivas neste domingo. Criada a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Associação dos Cegos, o grupo era formado por nove atletas com deficiência visual. O próximo desafio da equipe será na I Corrida de Rua da Polícia Civil de Conselheiro Lafaiete, no dia 6 de maio.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Meia Maratona de Sa?de re?ne 1.500 atletas nas ruas de Juiz de Fora