Educação
Terça-feira, 8 de junho de 2010, atualizada às 19h20

Diante da crescente violência em ambiente escolar, profissionais iniciam debate para criação de código de conduta

Aline Furtado
Repórter

Para criar um código de conduta contra a violência, que irá nortear o trabalho dos profissionais da educação pública municipal de Juiz de Fora, foi criada, na tarde desta terça-feira, 8 de junho, uma comissão, composta por diretores, vice-diretores e professores. A intenção é que o documento seja utilizado como diretriz às medidas a serem adotadas diante da crescente violência no ambiente escolar.

"Vamos definir tudo aquilo que precisamos, queremos e pretendemos com relação ao nosso trabalho, isto fará parte de um documento inicial. Em seguida, discutiremos com órgãos, como o departamento jurídico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e do Sindicato dos Professores (Sinpro), Ministério Público, Conselho Tutelar e Vara da Infância e da Juventude", explica a secretária de Educação, Eleuza Maria Barboza.

De acordo com a secretária, o problema da violência envolve não só os alunos, mas também os pais. "A discussão sobre esta problemática deve englobar alunos, pais, professores e comunidade. Não existe mais limite, por isso, a necessidade de termos respaldo no documento." Para debater sobre o tema, foi realizado, em Juiz de Fora, nesta terça-feira, 8 de junho, o seminário A Violência na Sociedade Contemporânea e seus Reflexos na Escola.

"A sociedade mudou, a questão dos direitos humanos avançou, mas a escola não acompanhou este processo. Com isso, o que vemos nas escolas, atualmente, é uma explosão de desrespeito, indisciplina, brigas, ameaças, uso de drogas, entre outros problemas", pondera Eleuza.

Exemplo deste quadro de violência é citado pela vice-diretora da Escola Municipal Antonino Lessa, do bairro Santa Efigênia, Carla Silva Martins Ribeiro. "Nossa escola é muito aberta, isso gera insegurança. Convivemos com alunos drogados, ameaças, brigas, o que nos causa medo e tensão constantes." Segundo Carla, o diálogo ainda tem resolvido. "Tentamos resolver problemas conversando. Às vezes, contamos com a ajuda de ex-alunos para intermediar em casos complicados, já que eles costumam ser conhecidos por fazerem parte da comunidade", relata.

Já o professor da Escola Municipal Dom Justino, localizada em Torreões, Célio Santiago, diz que a violência na zona rural é menor que na urbana. "Creio que a situação ainda está mais controlada porque trabalhamos em período integral, o que faz com que seja estabelecido um vínculo entre os profissionais da escola, os alunos e os pais. Este vínculo acaba fazendo com que nos tornemos referência." Entretanto, ele afirma que a facilidade de ir e vir já tem provocado aumento no número de casos de violência. "Há dez anos a situação era bem diferente da que vivenciamos hoje em dia", revela.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.