Sexta-feira, 11 de junho de 2010, atualizada às 16h57

Secretaria de Educação inicia cadastramento escolar para 2011

O período de cadastramento escolar para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano que vem começa nesta segunda-feira, 14 de junho. Pais ou responsáveis por alunos devem procurar um dos postos disponibilizados nas diversas regiões da cidade (veja no link abaixo) e fazer o cadastro do estudante. O prazo para o cadastramento termina na sexta-feira, dia 18.

A Secretaria de Educação (SE) alerta sobre a mudança no corte etário relativo às matrículas dos alunos em 2011. De acordo com a resolução nº 01/2010 do Ministério da Educação (MEC), a criança deverá ter seis anos completos em 31 de março para ingressar no Ensino Fundamental, e não mais em 30 de junho, como era feito até o ano passado. A alteração da idade também abrange as crianças que ingressarão nos 1º e 2º anos da Educação Infantil.

Devem se cadastrar:
  • Para cursar o 1º período em 2011: crianças nascidas até o dia 31 de março de 2007
  • Para o 2º período: crianças nascidas até o dia 31 de março de 2006
  • Para o 1º ano do Ensino Fundamental: crianças nascidas até o dia 31 de março de 2005
  • Na Educação de Jovens e Adultos: idade mínima para cursar o 2º ano do Ensino Fundamental (antiga 1ª série) é de 12 anos de idade, completos até a data da matrícula para o próximo ano letivo.
  • Para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série): idade mínima de 15 anos.

O cadastramento também deve ser realizado por alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolas particulares, além daqueles que desejam retornar aos estudos em qualquer ano do Ensino Fundamental.

Documentos obrigatórios para o cadastro:
  • Certidão de nascimento da criança (original e cópia).
  • Comprovante de residência (original e cópia).
  • Comprovante de escolaridade (para alunos vindos de escolas particulares ou que desejam retornar aos estudos).

Entre os postos de cadastramento, estão 37 escolas municipais que atenderão em seus horários normais de funcionamento, além da própria SE (avenida Getúlio Vargas 200, Centro).

 

Veja lista completa dos postos de cadastramento