Brinquedoteca Atividades l?dicas auxiliam crian?as no aprendizado

Renata Cristina
Rep?rter
14/04/2007

Elas querem ? brincar! Caem no mundo da imagina??o e n?o h? quem consiga despertar o interesse das crian?as em sala de aula. Pensando no problema da precariza??o do aprendizado infantil, ? que as brinquedotecas andam se espalhando por diversas institui?es de ensino.

Por l?, s?o estimulados os sentidos da crian?a, seja para a m?sica, literatura, dan?a, habilidades manuais e escritas. "N?o h? limites para a brinquedoteca", afirma Cristina Drumond, coordenadora do n?cleo de p?s-gradua??o da Est?cio de S? e idealizadora da brinquedoteca na faculdade.

O espa?o ? recheado de brinquedos e outros objetos cobi?ados pela meninada, como livros, l?pis de colorir e tinta guache. Embora o local pare?a "apenas uma sala de brincadeiras", h? diversas fun?es para o ambiente, entre elas, a pedag?gica, social e comunit?ria.

Fernanda Grinalson A inten??o ? envolver os participantes em atividades diversas, fazendo com que extraiam daquele trabalho novos conhecimentos. Mas nada precisa ser no formato tradicional, com l?pis e caderno na carteira. "No caso da educa??o ambiental, tudo ? facilitado pela pr?tica, atrav?s da produ??o de brinquedos reciclados", esclarece a coordenadora de brinquedoteca Fernanda Grinalson.

Atualmente, h? cursos preparat?rios para a atua??o nestes espa?os, visando a habilita??o de profissionais da ?rea de educa??o. "O treinamento ? importante para desenvolver t?cnicas nos coordenadores de oficinas e atividades recreativas", observa Cristina.

Trabalhos em JF

Em Juiz de Fora, existem institui?es que trabalham com o conceito, como ? o caso das Brinquedotecas da Ascomcer, Funda??o Ricardo Mois?s J?nior e Faculdade Est?cio de S?. Cada uma utiliza a "nova sala de aula" para atingir objetivos espec?ficos.

Tanto o espa?o da Funda??o quanto o da Ascomcer s?o voltados para a reabilita??o infantil. Assim como fazem os M?dicos do Barulho, alegrando as enfermarias hospitalares, a brinquetodeca destes locais tenta diminuir o sofrimento das crian?as internadas, com recrea?es diversificadas.

Brinquedoteca Brinquedoteca

J? a brinquedoteca da Est?cio ? ramificada e atende a diferentes p?blicos, como pesquisadores, comunidade e filhos de alunos. "No in?cio, nossa inten??o era criar um laborat?rio para os estudantes. Por l?, seriam oferecidas habilita??o para contadores de hist?ria, recreadores infantis, entre outros est?gios. No entanto, j? recebemos diferentes grupos e a brinquedoteca passou a ter fun?es m?ltiplas, atendendo a muita gente", releva Cristina.

Para Fernanda Grinalson, o local permite um interc?mbio de aprendizado fora dos padr?es tradicionais de educa??o. "Enquanto desenvolvemos nossas habilidades com a crian?as, ela tamb?m ganham. Produzimos mais de mil brinquedos reciclados com elas e montamos uma exposi??o", diz.

Contando com o sucesso desta nova forma de ensinar, a produ??o da TV Xuxa procurou a institui??o para gravar um programa. "O objetivo ? resgatar as brincadeiras tradicionais que oferecem alternativas de educa??o para as crian?as e mostrar as diferen?as de cada regi?o brasileira", esclarece a produtora do programa Bruna Paix?o.