Quinta-feira, 16 de junho de 2011, atualizada às14h30

Sistema de Arquivos será implantado na Universidade Federal de Juiz de Fora


  Da Redação
arquivo

O Conselho Universitário (Consu) aprovou a proposta de criação do Arquivo Central e do Sistema de Arquivos (Siarq) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A medida busca organizar, segundo critérios técnicos, as informações arquivísticas, tanto de natureza material quanto digital.

Os benefícios vão de uma maior agilidade na recuperação de documentos e informações, favorecendo o planejamento e a pesquisa, até a preservação da memória institucional da Universidade, conservando documentos com valor histórico, enquanto elimina arquivos sem valor documental, liberando espaço.

A partir de 2008, foram abertos concursos para a contratação de uma equipe composta por arquivistas, técnicos em arquivo, conservador-restaurador de documentos e estagiários, que trabalha há três anos desenvolvendo ações preliminares necessárias para a implantação do projeto. Esse trabalho consiste na adequação de centenas de caixas com documentos que contam toda a história administrativa da UFJF, desde sua fundação em 1964, segundo os critérios técnicos de arquivamento reconhecidos internacionalmente.

Em constante produção

O problema da organização de arquivos não é só com o conteúdo do passado. Diversos setores administrativos da Universidade produzem diariamente documentos que são arquivados. Durante os próximos anos serão oferecidas oficinas voltadas para os servidores, ensinando a lidar com os registros imediatos. A intenção é de preparar o maior número de pessoas para gerenciar os documentos que surgem todos os dias.

Décadas de espera

Em agosto de 1989, o Arquivo Histórico da UFJF apresentou ao Consu uma proposta de criação do Sistema de Arquivos da Universidade, já visando uma melhoria na administração. No decorrer dos anos, outras três tentativas foram feitas sem sucesso. Em outubro de 2008, a UFJF nomeou seus dois primeiros arquivistas em concurso público, que iniciaram os trabalhos do que seria o Arquivo Central e o Siarq. O Arquivo Central terá futuramente como sede o espaço da atual Reitoria, que migrará para novo prédio nos próximos anos.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken