Quinta-feira, 25 de agosto de 2011, atualizada às 16h26

Inscrições para o Vestibular 2012 e Pism da UFJF começam nesta sexta-feira

Da Redação

As inscrições para o Vestibular 2012 e para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começam nesta sexta-feira, 26 de agosto, a partir das 16h. Os candidatos podem se inscrever no site da instituição até o dia 19 de outubro. A universidade atenta para que os candidatos leiam o edital com atenção antes de realizar a inscrição.

A efetivação só ocorrerá após o pagamento do boleto até o dia de encerramento das inscrições. A taxa de inscrição para o Vestibular é de R$ 110. Os nomes dos isentos em 50% ou 100% da taxa serão confirmados na página na internet. Os interessados devem estar obrigatoriamente cadastrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que o exame vale como a primeira etapa do processo. Ao preencher o formulário, o aluno deve inserir o número de inscrição do Enem. 

A segunda etapa será formada por provas discursivas, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido, e acontece nos dias 19 e 20 de dezembro. Para o Pism, ao qual são destinadas 30% das vagas de ingresso, as provas ocorrerão também em dezembro. As objetivas dos módulos I e II serão no dia 11 e as do módulo III no dia 18. Já as discursivas dos módulos I e II ocorrem nos dias 12 e 13 e do módulo II, dia 19 e 20. A taxa de inscrição é de R$ 85.

Para os bacharelados interdisciplinares dos cursos de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Artes e Design, o processo seletivo não é mais por vestibular, e sim pelo Pism e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Serão, no total, disponibilizadas 2.514 vagas, sendo 774 para o Pism e 1.470 para o Vestibular. Além dessas, estarão abertas, por meio do Pism, 70 vagas para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, 122 para o de Ciências Exatas e 104 para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, que, nesse caso, serão divididas: 52 para o curso no período diurno e as outras 52 para o período noturno.

Do total de vagas, 50% das vagas estarão reservadas, em cada um dos cursos, para o sistema de cotas destinado aos egressos de escolas públicas, sendo 25% dessas, para os candidatos autodeclarados negros. O Sisu também vai oferecer reserva de vagas, com critérios próprios.

Habilidade específica

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Bacharelado em Música requerem dos candidatos, além da aprovação nas avaliações comuns a todos, a realização de uma prova de habilidade específica. A prova correspondente ao curso de Arquitetura e Urbanismo está marcada para 6 de novembro, das 8h às 12h, e as de Bacharelado em Música, acontecerão nos dias 7 e 8, do mesmo mês. O dia, o horário e o local das provas de prática musical de cada grupo de candidatos serão divulgados a partir das 11h, do dia 4 de novembro de 2011, no site.

Calendário

A relação candidato por vaga está prevista para ser divulgada no dia 17 de novembro, juntamente com o resultado da prova de habilidade específica. A relação de aprovados na primeira etapa deverá ser divulgada no dia 9 de dezembro, a partir das 17h. Já o resultado final será disponibilizado no dia 6 de fevereiro de 2012. Todas essas informações poderão ser encontradas no site do Vestibular da UFJF. O comprovante definitivo de inscrição, documento necessário para realização das provas, deve ser retirado pelo candidato no site no dia 5 de dezembro.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken