Alunos intensificam os estudos na reta final da preparação para o EnemDedicação nos estudos durante o ano é essencial para o sucesso na prova. Nenhum trabalho deve ser feito faltando pouco tempo para o exame

Jorge Júnior
Repórter
1/9/2011
ufjf

Faltando mais de um mês para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos juiz-foranos e os cursinhos preparatórios da cidade intensificam a preparação. O estudante Nicolas Oliveira, que cursa o 3º ano do ensino médio, está dedicando mais da metade do dia aos estudos. "Faço o ensino médio na parte da manhã e, à tarde, faço cursinho", diz. Além de estudar mais de 12 horas por dia, durante a semana, o jovem também faz um intensivo aos sábados.

Para Oliveira, que tenta pela primeira vez uma vaga na universidade, a experiência está sendo boa, mas o jovem não esconde: "estou muito nervoso porque, para a faculdade que vou tentar o vestibular, a primeira fase do exame é o meu desempenho no Enem", conta.

Mesmo considerando que o estudo está sendo intenso, o jovem diz que o conteúdo da prova não é difícil. "Tem que ter raciocínio lógico e compreender todas as matérias", afirma.

Quem compartilha a opinião é a estudante do 3º ano do ensino médio, Aline Clemente. "É um conteúdo bem intenso e a cobrança no colégio é bem forte, mas estou conseguindo me adaptar bem às disciplinas." Aline acrescenta que, desde o início do ano já realizou sete simulados. "Neste final de semana, vou fazer mais um." A aluna afirma que a maior dificuldade é a extensão das provas, que exigem muita atenção.

Para a juiz-forana Priscila Oliveira, que tenta o vestibular pelo segundo ano, o conteúdo está mais abrangente. "É muita matéria para estudar, acaba que exige mais atenção da gente." Priscila diz que já fez quatro simulados este ano.

Dedicação aos estudos

A dedicação nos estudos durante o ano é essencial para o sucesso na prova. Mas existem alguns detalhes que também acabam sendo importantes para se dar bem. A coordenadora psicopedagógica de um cursinho da cidade, Elaine Balena, afirma que os estudantes devem entender que nenhum trabalho deve ser feito, faltando pouco tempo para a realização da prova. "A escola desenvolve um trabalho desde o início do ano, por isso os alunos devem se preparar durante o período letivo."

"Para obter uma boa nota no Enem, os vestibulandos precisam ter uma boa interpretação da prova, o domínio de conhecimentos gerais, além de entenderem de gráficos e tabelas", diz. "Nesta prova, não tem aquela história de decoreba e estudar de última hora. O aluno precisa, principalmente, de concentração", acrescenta.

Momentos antes do exame, os estudantes devem pensar nas condições físicas, preparar um momento de descanso antes da prova, dormir bem e ter uma alimentação adequada. Segunda Elaine, os vestibulandos precisam ter mais confiança no trabalho que foi feito ao longo do ano e pensar no presente. Exercícios respiratórios, leituras pausadas e ritmadas também são aconselhados pela profissional, além do apoio familiar. A coordenadora alerta: "durante a prova, é preciso pensar no momento. Muita gente faz o exame sem atenção e pensando qual vai ser o resultado. Essa postura não é saudável."

Mesmo com a confiança no trabalho que foi desenvolvido, se o estudante ficar nervoso, pode ser normal. "O nervosismo brando é normal e faz bem. Quando a ansiedade atinge um nível mais elevado, é necessário intervir e procurar uma ajuda profissional", aconselha.

Preparação

De acordo com o diretor de ensino de um curso pré-vestibular, Nelson Ragazzi, desde março o colégio prepara-se para o Enem, levando em conta o programa. "Adequamos a preparação dos alunos e já realizamos cinco simulados, com a mesma quantidade de questão da prova do Enem, fazendo com que o aluno tenha uma qualidade bem próxima da realidade." Ragazzi aconselha que os estudantes dediquem-se em fazer o máximo de exercícios e que leiam atentamente as questões.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken