Sexta-feira, 30 de dezembro de 2011, atualizada às 11h43

Inscrições para o ProUni estarão abertas a partir do dia 14 de janeiro

Da Redação
Estudantes na sala de aula

As inscrições de candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação estarão abertas entre os dias 14 e 19 de janeiro. No primeiro semestre de 2012, a oferta será de 195.030 bolsas integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade.

No ProUni haverá apenas uma etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos e de instituição. A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias.

A primeira chamada será divulgada no dia 22 de janeiro. Entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15. 

Podem se candidatar às bolsas integrais os estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa (R$ 1.866, em janeiro). Além disso, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Os professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Lista de espera

Os candidatos que não forem pré-selecionados ou aqueles que forem pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestação será entre 22 e 24 de fevereiro. Serão feitas duas convocações dos integrantes, uma no dia 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula entre 28 de fevereiro e 2 de março. A segunda convocação será em 9 de março, com prazo entre 12 e 15 março.

ACESSA.com - Inscri?es para o ProUni estar?o abertas a partir do dia 14 de janeiro