Tr?s ninjas da vida real Os irm?os Bernardo, Lucas e Victor disputam karate e colecionam vit?rias

Renata Solano
*Colabora??o
28/02/2008

Do cinema, voc?s j? devem conhecer tr?s irm?os que aprendem karate. Na vida real, essa hist?ria se repete com a fam?lia Braga Marinho. Bernardo, 17 anos, ? faixa preta; Lucas, 15 anos, ? faixa marrom e Victor, com 13 anos ?, tamb?m, faixa marrom.

Essa hist?ria come?ou quando o primog?nito apresentou problemas no conv?vio dentro da escola. A m?e Fl?via Braga (no v?deo) comenta que Bernardo entrou no karate com tr?s anos de idade. "A diretora sugeriu que ele fizesse algum esporte e decidimos coloc?-lo no karate, depois o Lucas via o irm?o treinando e decidiu entrar, o mesmo aconteceu com o Tun Tun (Victor)", comenta.

Os meninos confessam que a arte marcial ? muito importante para o crescimento das pessoas. "? uma luta que me d? concentra??o e equil?brio e como tenho tend?ncia a engordar ? uma atividade que faz com que mantenha o meu peso", afirma Victor.

Bernardo descreve o karate como uma fonte de alegria e emo??o, mas diz que n?o tem certeza que vai continuar na carreira. "Eu gosto muito do esporte, me d? muita disciplina, este ano fa?o vestibular, mas ainda n?o decidi qual curso vou fazer, talvez educa??o f?sica. Vou ver no que vai dar essa vida de karateca tamb?m, n?o ??", conta.

O tr?s est?o na escola e dizem que os treinos n?o atrapalham o rendimento. "De forma nenhuma podemos deixar interferir, muito pelo contr?rio, a filosofia do karate acrescenta muita responsabilidade e equil?brio para a gente, por isso o esporte n?o atrapalha em nada na nossa vida de estudante", comenta Lucas (foto abaixo).

O esporte

Foto de Lucas Os irm?os n?o s? lutam karate como tamb?m ganham t?tulo com a modalidade. Seja no campeonato brasileiro da JKA, ou mesmo na disputa sul americana. A cole??o de medalhas dos meninos enche a prateleira do quarto deles. "Eles come?aram competir no mineiro e no brasileiro e obtiveram v?rios resultados que n?o sei nem falar o n?mero de vezes que eles j? foram campe?es, mas a conquista mais importante foi a do ano passado no sul americano", afirma o pai dos meninos Andr? da Rocha (no v?deo).

O filho mais velho, Bernardo, fez o pai chorar na arquibancada quando, atrav?s de um ippon venceu, em menos de dez segundos, o advers?rio e levou a medalha de ouro na categoria kumite e n?o satisfeito, recebeu a medalha de prata na categoria kat? em equipe.

Lucas comenta que o campeonato no Uruguai foi o que mais marcou sua hist?ria at? agora. "Foi minha primeira vit?ria no exterior e dediquei minha medalha de prata ao meu av? que faleceu na semana que antecedeu ao campeonato. Al?m disso foi muito divertido porque no avi?o, na volta para o Brasil, a gente ganhou um monte de chocolate de presente dos demais passageiros", descreve Lucas.

Tun tun, o mais novo, n?o conquistou nenhuma medalha, mas conta que o campeonato foi muito importante para o crescimento pessoal. "Eu me dediquei e me conheci melhor, vi minhas falhas e vi a desenvoltura dos outros competidores, agora s? preciso me aprimorar mais", esclarece.

Foto de Bernardo Para continuar no esporte, treinando pesado e viajando em busca de novos t?tulos, os meninos contam com todo o apoio da fam?lia. "O incentivo que nossos pais nos d?o ? muito importante e fortalecedor, mas, ao mesmo tempo, ? ruim porque, ?s vezes, eles fazem de tudo para que a gente participe de campeonatos e acabam ficando com algumas d?vidas", comenta Bernardo (foto ao lado).

Andr? comenta que, mesmo com v?rios t?tulos, os meninos n?o t?m patroc?nio. "A gente tem que se apertar para os tr?s participarem das disputas, quando ? no exterior ? pior, porque os gastos s?o muito altos. Se a gente conseguisse alguma empresa disposta a contribuir com qualquer coisa seria o ideal", afirma.

Calend?rio
  • Domingo, dia 13 de abril: Torneio Rousimar Neves em comemora??o aos 30 anos no karate
  • Domingo, 11 de maio: Campeonato Brasileiro JKA
  • S?bado, 07 de junho e domingo, 08 de junho: Campeonato Mineiro
  • De quinta-feira, dia 10 de julho a s?bado, dia 12: Campeonato Brasileiro Tradicional
  • Domingo, dia 07 de setembro: Campeonato Sul Americano JKA
  • Domingo, dia 23 de novembro: Torneio de Encerramento e exame de faixas
As priva?es
foto dos tr?s irm?os

A alimenta??o dos meninos sempre ? muito bem fiscalizada e cuidada pela m?e. Fl?via diz que evita refrigerante e doces durante a semana e que na ?poca do treinamento refor?a a alimenta??o dos filhos. "Na ?poca de competi??o eles treinam mais, por isso tem que refor?ar nos nutrientes".

Lucas confessa que n?o consegue deixar um outro esporte que tanto gosta. "Em ?poca de treinamento, eu vou ser bem honesto, eu n?o deixo de jogar bola por causa da luta n?o, eu n?o consigo". Mas esta atitude pode ser problem?tica, segundo o pai, h? perigo de machucar e jogar fora todo o treino de meses ou anos por causa de uma falha.

Al?m disso, o treinamento pesado pode atrapalhar na programa??o dos meninos. "?s vezes num final de semana tem que treinar e n?o podemos sair, mas isso pode valer a pena mais para frente", defende Lucas.

Futuro

Com tantas priva?es, ser? que os meninos pensam em continuar? Bernardo confessa que h? momentos que sente vontade de largar tudo, mas diz que quando chega a ?poca de competi??o e recebe o reconhecimento de todo o treino, sente felicidade e ?nimo para seguir em frente.

Em ?poca de decis?o, Bernardo ainda n?o decidiu qual vai ser a escolha no momento da inscri??o do vestibular. "Minha m?e me deu o toque de ser professor de educa??o f?sica, porque j? est? no meio do esporte e posso continuar com o karate, mas ainda n?o tem nada concreto para mim", conta.

Lucas mostra sua preocupa??o com a sa?de em seu leque de op?es. "Meu sonho ? ser jogador de futebol, mas tamb?m sempre gostei de vale-tudo, mas em quest?o de estudos, penso na medicina como um curso de gradua??o para mim", enumera.

Victor confessa que tem gosto por ?reas bem diferentes do esporte que pratica, o garoto sonho em trabalhar com desenhos. "Sempre gostei de desenhar, por isso minha m?e sugeriu que eu fizesse arquitetura ou engenharia", define.


*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF