Quinta-feira, 6 de junho de 2013, atualizada às 16h15

Abertas as inscrições do ProJovem Urbano em Juiz de Fora

Andréa Moreira
Repórter
ProJovem Urbano

Ter a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental, obter uma qualificação profissional e ainda receber um bolsa mensal de R$ 100. Estas são as vantagens oferecidas pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o ProJovem Urbano, que, em Juiz de Fora, está com as inscrições abertas até do dia 2 de agosto. Os interessados em concorrer a uma vaga, devem fazer as inscrições de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, na sala 34 da Secretaria de Educação (SE), localizada na avenida Getúlio Vargas 200 – 2º piso, Centro.

As aulas estão previstas para começarem no dia 5 de agosto, sempre de segunda a sexta-feira, das 18h às 22. No ato da inscrição, a pessoa deve optar pelo área de qualificação profissional. Em Juiz de Fora os cursos são das áreas de alimentação, consertos e reparos e serviços pessoais. Na capacitação do ramo de alimentos, são oferecidas atividades que englobam cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias, vendedor ambulante e chapista. Na área de construção e reparos, as atividades são relacionadas a pequenos consertos em redes elétricas de edificações, manutenção de edificações e instalação e reparos de linhas e aparelhos telefônicos e de sistemas eletrônicos de segurança. Por fim, a área de serviços pessoais desenvolve atividades relacionadas à beleza, como manicure, pedicure, cabeleireiro, maquiador e depilador. Cada curso tem duração de 18 meses.

O programa é direcionado para jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não terminaram o Ensino Fundamental, como a estudante Franciene de Souza, que ficou seis anos afastada da sala de aula. "Tive que parar os estudos por um tempo e confesso, que era difícil pensar em voltar para a sala de aula e cursar todos esses anos. Mas quando soube da oportunidade do ProJovem Urbano, não pensei duas vezes. Pois além de conseguirmos um diploma em um ano e meio, ainda terei uma profissão."

Atualmente, há uma turma do ProJovem em andamento, cuja formatura será em dezembro deste ano. As aulas práticas acontecem na Casa do Pequeno Artista, no Centro, a aulas convencionais na Escola Municipal Cosette de Alencar, no Bairro Santa Catarina. O ProJovem é um programa federal que visa oferecer a conclusão do ensino fundamental para jovens, através da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à qualificação profissional.

Matrícula

Para realizar a matrícula, a pessoa deve apresentar o original e a cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (conta atual de água, luz ou telefone) e histórico escolar ou declaração de escolaridade. As escolas onde serão oferecidas as aulas do cursos serão divulgadas pela Secretaria de Educação no decorrer do período de inscrições.

O programa

O ProJovem Urbano tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para receber o auxílio financeiro mensal, no valor de R$100, o aluno tem que ter 75% de presença nas atividades presenciais e a entrega de trabalhos pedagógicos.

ACESSA.com - Abertas as inscri?es do ProJovem Urbano em Juiz de Fora