Região Serrana do Rio precisa de voluntários para a limpeza das áreas atingidas, diz maratonista juiz-forano

Por

Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011, atualizada às 12h46

Região Serrana do Rio precisa de voluntários para a limpeza das áreas atingidas, diz maratonista juiz-forano

Clecius Campos
Repórter

As cidades da região Serrana do Rio de Janeiro que sofreram com as chuvas precisam de voluntários para a limpeza das áreas atingidas. Essa é a constatação do corredor juiz-forano Rubens Gabriel Ruela, que visitou o local pela segunda vez no último final de semana. Ele e mais um atleta da cidade levaram uma tonelada e meia de doações, entre alimentos, roupas, brinquedos, caixas de vela e de fósforos.

"A reportagem do Portal ACESSA.com ajudou bastante para que conseguíssemos as doações específicas de velas e fósforos. Esperamos que as pessoas continuem ajudando, mas, agora, na reconstrução das áreas atingidas." Ruela conta que tratores começam a trabalhar nas cidades de Areal, São José do Vale do Rio Preto, Águas Claras e nos bairros de Caleme e de Campo Grande, em Teresópolis. Com o tempo seco, a remoção da terra que soterrou diversas casas está facilitada. "Há muita poeira e o cheiro está horrível, pois mais corpos vão aparecendo, na medida em que os tratores passam. A destruição parece ainda maior agora. Eles precisam de força humana para ajudar na limpeza."

Segundo o atleta, muitas doações ainda estão chegando às localidades mais distantes, entretanto, aqueles que antes iam até os locais mais atingidos para fazer as doações pessoalmente estão sendo orientados a entregar os donativos apenas nas igrejas e nas escolas. "Alguns moradores são resistentes a deixar as suas casas e preferem correr o risco. Manter as doações nos pontos de distribuição é uma forma de incentivar que esses moradores possam ir aos locais para receber as devidas orientações. Além disso, é uma oportunidade para que todos sejam vacinados contra as doenças que vêm com as chuvas."

Ruela lamenta que não poderá continuar percorrendo os locais nos finais de semana, devido à chegada das competições de atletismo. "O calendário das corridas vai ficar apertado. Já temos uma prova neste fim de semana em Chácara." Em Juiz de Fora, diversos pontos ainda recebem doações para os desabrigados.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken