Presidente do Baeta garante time profissional para 2008 Excesso de confian?a e entusiasmo s?o apontados por Luiz Carlos como os principais motivos do fracasso do time do Tupynamb?s em 2007

Thiago Werneck
Rep?rter
27/12/2007

O sonho do Tupynamb?s de ser campe?o mineiro da terceirona acabou em tormenta, quando o time sequer conseguiu ascens?o para o M?dulo II. Mas o que poderia representar um trabalho sem continuidade, serve de li??o para os dirigentes que v?o investir na categoria de base do clube e garantem montar outro time profissional em julho de 2008.

Por enquanto, a ordem ? se concentrar no plano de marketing da equipe para o pr?ximo ano e montar uma equipe j?nior forte para disputar o campeonato mineiro da categoria. De acordo com o presidente do Tupynamb?s, Luiz Carlos Rezende , a manuten??o da parceria garante o time para a pr?xima temporada. "Temos acordo at? o final de 2008 e est? em contrato o comprometimento de montar um time para disputar a Segunda Divis?o", garante.

Desde que conseguiu boa parceria e voltou ao futebol profissional, a estrutura montada no clube foi um dos grandes benef?cios para o patrim?nio do Tupynamb?s. O campo foi reformado e tem capacidade estimada para duas mil pessoas e vai receber os jogos das categorias de base e do time profissional em 2008.

A reinaugura??o do Est?dio Jos? Paiz Soares (foto abaixo)est? marcada para o dia 26 de janeiro de 2008. O objetivo ? de que at? l?, o time junior esteja em atividade e possa jogar. Casso isso n?o aconte?a, as equipes juvenil e infantil j? est?o com suas partidas agendadas para a data.

De acordo com Luiz, a revitaliza??o das categorias de base do Tupynamb?s marca o in?cio de uma nova estrat?gia de marketing do clube. "N?o vamos revelar nada agora, mas no in?cio de 2008 vamos colocar em pr?tica a?es para revitalizar o clube e manter essa estrutura de sucesso", diz o presidente.

Do c?u ao inferno em 2007

Para o presidente do Baeta, os torcedores e dirigentes do clube se encontram no purgat?rio, depois da decep??o de n?o conseguir uma vaga para o M?dulo II. "Eu s? estava preocupado com o t?tulo, a ascens?o para o m?dulo dois eu j? dava como certa. Foi a maior decep??o que tive na minha vida. A gente foi do c?u direto para o inferno", lamenta.

Foto de treino do Tupi O dirigente admite erros, tanto entre a diretoria e gestores como dentro de campo, mas prefere n?o revelar quais foram eles. "Isso ? algo interno e aprendemos muito com isso. V?rias coisas n?o ocorreram como deveriam: o excesso de confian?a e entusiasmo atrapalharam. N?o se pode dar uma classifica??o como certa, da forma como a gente fez", admite.

Outro apelo do presidente ? por mais apoio da torcida. "A gente esperava mais do torcedor, principalmente, no ?ltimo jogo em casa, contra a Passense. Tinha pouca gente, 900 pagantes e precis?vamos desse apoio. A gente sabe que o excesso de tempo parado (24 anos) prejudicou, mas n?o justifica essa aus?ncia", completa.

Com o objetivo n?o alcan?ado, a expectativa de muitos era de que a equipe n?o voltaria a jogar futebol profissional. Apesar disso, o presidente Luiz Carlos, garante o contr?rio. "? dif?cil ter um retrocesso nesse projeto. O clube foi correto o tempo todo e o retorno a competi?es oficiais est? marcada para o segundo semestre", completa.