Quarta-feira, 3 de abril de 2013, atualizada às 17h40

Canta del-Rei encerra as inscrições no dia 19 de abril

Andréa Moreira
Repórter
Coral do Canta Del-Rei

O 4º Festival Nacional de Corais de São João del-Rei (Canta del-Rei) encerra as inscrições no dia 19 de abril. Os corais interessados devem se cadastrar pelo site do evento, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 100. O evento, que pretende reunir cerca de 60 corais do Brasil e exterior, já iguala ao número de inscritos da última edição, como destaca coordenador geral do evento, Adriano Margotti. "Em  2012, tivemos 39 corais de todos os estados do país e um da Suécia. Neste momento, já temos 12 inscritos e outros 22 em análise final."

Outra novidade deste ano será a ampliação dos dias, que passa de quatro para dez. "Antes, as apresentações aconteciam somente no fim de semana do feriado de Corpus Christi, mas, em 2013, o evento acontecerá de 24 de maio a 2 de junho, com diversos recitais, serestas e oficinas."

Oficina

Uma das novidades do 4º Canta del-rei será a oficina Expressividade e Sonoridade Vocal. De acordo com Margotti, a oficina que será oferecida gratuitamente tem o objetivo de aperfeiçoar os participantes. “O Canta del-Rei se desenvolve ano após ano em termos de agregar novas funções, sempre em diálogo com os grupos coralistas”.

Com duração de quatro horas, a oficina será oferecida nos dias 27, 28 e 29 de maio, em período diurno. As aulas serão ministradas por Leanddro Rocha, da Lero Fonoaudiologia, e irão abranger: Sonoridade vocal – colocação da voz na máscara; Consciência corporal-vocal; Anatomia e fisiologia do aparelho vocal; Técnicas de respiração e controle fonorespiratório no uso da voz; Técnicas de dicção para o canto coral e Expressividade do cantor.

Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas. As inscrições também devem ser realizadas no site do evento até o dia 19 de abril.

O evento

Com o o objetivo de promover o intercâmbio musical e proporcionar momentos de lazer e cultura, o Canta del-Rei é um encontro anual dos corais. A cada ano o festival homenageia um compositor mineiro de músicas para corais. Em 2013, o são-joanense Abgar Campos Tirado é o homenageado. Professor e músico contemporâneo, ele se destaca pelas composições para concertos e liturgia. A  obra de Abgar é reconhecida, também em países como Argentina, Estados Unidos, Itália e na Cidade do Vaticano.

Em 2013, o Canta del-Rei ocorrerá entre os dias 24 de maio a 2 de junho, perpassando pelo feriado de Corpus Christi. As apresentações individuais de cada coral serão do dia 24 de maio a 1º de junho. Neste dia, também haverá um cortejo pelas ruas de São João del-Rei. O encerramento, no dia 2 de junho terá a apresentação de todos os corais reunidos, nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

ACESSA.com - Canta del-Rei encerra as inscri?es no dia 19 de abril