UFJF desperdiça chance de vitória em casa e perde para o Volta?o

Por

UFJF desperdi?a chance de vit?ria em casa e perde para o Volta?o
Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012, atualizada às 11h

UFJF desperdiça chance de vitória em casa e perde confronto direto com o Volta Redonda

Victor Machado
*Colaboração

Em uma partida considerada decisiva para as pretensões da UFJF na Superliga, o time de Juiz de Fora deixou escapar a vitória contra o Volta Redonda, adversário direto na tabela, jogando dentro de casa. A derrota por 3 sets a 2, com parciais de 19x25/26x24/28x26/28x30/9x15, deu à equipe um ponto na tabela e ela permanece na 11ª posição. No sábado, 11 de fevereiro, a UFJF enfrenta o time do Rio de Janeiro, no Maracanãzinho, às 18h.

O jogo contra o Volta Redonda teve um início equilibrado, mas o Voltaço mostrava-se mais consistente durante o primeiro set. A equipe esteve à frente do placar durante quase todo o set e acabou fechando em 25 a 19.

No segundo set, a postura da UFJF mudou. O time ficou mais agressivo no ataque e esteve sempre à frente do placar, chegando a abrir quatro pontos de vantagem. O ponteiro Clinty entrou e deu ânimo ao time, além de fazer pontos de bloqueio e ataque. Jardel fez o 24º ponto com um ataque de meio e depois forçou o saque, obrigando o adversário a jogar a bola para fora e a equipe fechou em 26 a 24.

No terceiro set, o time de Juiz de Fora abriu novamente quatro pontos de vantagem. Desta vez, todos vindos do saque de Diego. O primeiro deles foi com ataque do próprio Diego, o segundo com um contra-ataque de Clinty, o terceiro com bloqueio de Jardel e o quarto em um erro do adversário. O bloqueio duplo de Diego e Pedrinho funcionou bem durante o set e um ace de Pedrinho deu o set point para a UFJF. Logo depois, o time fechou em 28 a 26.

O quarto set era decisivo para a UFJF, pois o time poderia fechar o jogo em 3 a 1, garantir os três pontos na tabela, além de ganhar a posição do Volta Redonda. A equipe de Juiz de Fora contou com uma boa atuação de Pedrinho no saque e chegou a abrir vantagem na parte final do set, mas acabou permitindo a recuperação do adversário. Os dois times passaram a alternar a liderança do placar. O jogo foi até o 30º ponto, marcado a favor do Voltaço depois que a arbitragem alegou que o ponteiro Clinty pisou na linha de três metros. O Volta Redonda venceu por 30 a 28.

Com o placar, o time Juiz de Fora tinha a possibilidade de conseguir apenas dois pontos em caso de vitória. Porém, com uma atuação fraca no tie-break, a UFJF ficou atrás do placar durante todo o set. O time chegou a empatar em 6 a 6, mas a recuperação não continuou e, com erros consecutivos do ataque da UFJF, o Volta Redonda fechou em 9 a 15 e venceu o jogo por 3 a 2, levando para casa dois pontos.

Ao final da partida, o técnico Maurício Bara afirmou que a equipe precisa consolidar seu jogo para conquistar os sets e as vitórias. Segundo ele, no Rio de Janeiro, a equipe irá tentar vencer para surpreender.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá