Terça-feira, 21 de fevereiro de 2017, atualizada às 13h24

UFJF abre vagas para cursos gratuitos de inglês e espanhol

Da redação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu, na última segunda-feira, 20 de fevereiro, vagas nos cursos de idiomas de Língua Inglesa e Língua Espanhola do Programa Boa Vizinhança (ver edital).

Os cursos terão duração de três semestres letivos, divididos em três módulos (I, II, III). O de inglês tem início previsto para o dia 21 de março, com aulas ministradas às terças e quintas, das 19h às 21h, na Faculdade de Letras da UFJF. Já as aulas de espanhol começam no dia 18 de março e também serão ministradas na Letras, aos sábados, das 8h às 12h.

O participante só poderá ser reprovado uma vez durante todo o curso. No caso de uma segunda reprovação, será desligado. Para confirmar a vaga, o selecionado deverá comparecer, obrigatoriamente, à primeira aula do curso para o qual foi selecionado.

Inscrições

As inscrições serão realizadas presencialmente no Anexo/Proex (antigo Instituto de Ciências Humanas – ICH), do dia 20 de fevereiro até o dia 10 de março de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os interessados em participar da seleção deverão comparecer ao Anexo/Proex para preencher a ficha de inscrição munidos de cópias do documento de identidade, com foto; comprovante de residência; e comprovante de escolaridade.

Os candidatos que tiverem qualquer dúvida ou dificuldade sobre os procedimentos para inscrição podem entrar em contato com a Secretaria do Programa Boa Vizinhança, pelo email boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102–3917, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Vagas e critérios

Para o primeiro semestre letivo de 2017, o Boa Vizinhança disponibiliza 60 vagas, sendo 30 para o curso básico de Língua Inglesa e 30 para Língua Espanhola, de acordo com os seguintes critérios: I – Cada candidato só poderá se inscrever para pleitear vaga em um dos cursos de língua ofertados; II – As vagas serão destinadas, prioritariamente, para moradores dos bairros do entorno do Campus da UFJF, oriundos de escola pública que não estejam vinculados a qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFJF.

No caso do número de vagas disponibilizadas não ter sido totalmente preenchido por candidatos das comunidades vizinhas, as vagas remanescentes poderão ser ocupadas por candidatos inscritos independentemente de endereço de moradia, mantendo-se os critério de que sejam oriundos de escola pública e que não estejam vinculados a qualquer curso de graduação ou pós-graduação da Universidade.

Seleção e Resultado

No dia 13 de março, às 14h, será realizado o sorteio público das vagas, de acordo com a distribuição de vagas estabelecida; o sorteio está marcado para as 14h, no Anfiteatro da Reitoria, no Campus. Além dos 30 candidatos a serem contemplados inicialmente para cada curso, também serão sorteados, no mesmo dia, 30 candidatos para as respectivas listas de espera.

A listagem final com os selecionados também será divulgada no dia 13 de março, no site da Proex, e ficará disponível para consulta no prédio do Anexo/Proex. Em caso de desistência ou não comparecimento ao primeiro dia de aula, será convocado um candidato da lista de espera, de acordo com a classificação estipulada pelo sorteio, até o dia 24 de março.