Palestra abre espa?o para discussão sobre direito e diversidade sexual

Por

Terça-feira, 24 de agosto de 2010, atualizada às 12h10

Palestra abre espaço para discussão sobre direito e diversidade sexual

Isabela Lobo
Colaboração*

Para tratar das polêmicas e das dúvidas quanto à diversidade sexual, o Instituto Cidade promove a palestra Direito e Diversidade Sexual, em parceria com a Faculdade de Direito da UFJF, a OAB/JF e a Comissão de Diversidade Sexual da OAB/RJ. O evento ocorre no dia 3 de setembro, às 10h, no Anfiteatro de Estudos Sociais da Faculdade de Direito. A entrada é franca.

O objetivo é levar a discussão para o âmbito jurídico e esclarecer questões relacionadas à união de pessoas do mesmo sexo. "A nível de Brasil, esse é um tema muito presente, tanto dentro dos movimentos sociais, quanto nas instâncias jurídicas", explica a coordenadora de formação do Instituto Cidade, Mariângela Nascimento.

Para o diretor do instituto, José Augusto da Silva, a cidade tem um histórico que estimula o trabalho de temas como o da palestra. "Juiz de Fora é pioneira na criação da Lei Rosa. O próprio Miss Brasil Gay é um marco nessa questão da diversidade no âmbito da produção cultural", afirma.

Na palestra, serão abordados temas como o casamento gay, a violência contra homossexuais e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. "A questão central é como a afetividade se coloca num cenário de garantia de direitos", comenta José Augusto. Para orientar o debate acadêmico, participarão Berenice Dias, Patrícia Sanches, José Augusto da Silva e Fábio Lobianco.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken