Quarta-feira, 23 de maio de 2018, atualizada às 16h58

Programação da Semana do Brincar em Juiz de Fora começa nesta sexta-feira

Da redação

Dando ênfase à corporeidade e aos sentidos, acontece, entre os dias 25 de maio e 3 de junho, em Juiz de Fora, a edição de 2018 da Semana do Brincar. Mobilização que ocorre em diversos países, a data tem como objetivo ressaltar a importância da brincadeira especialmente durante a infância e incentivar os pais, professores e a sociedade, de modo geral, a desenvolverem atividades que estimulem a imaginação e sociabilidade das crianças. Confira a programação completa.

A Semana do Brincar já acontece mundialmente há oito anos e, em Juiz de Fora, foi instituída no calendário oficial do município em maio de 2017, através de esforços do núcleo da Aliança Pela Infância, em parceria com o Fórum de Educação Infantil da Zona da Mata e a Universidade Federal de Juiz de Fora, sob o Projeto de Lei 39/2017.

Neste ano, a ação se voltou para o tema “Brincar de corpo e alma”. Os organizadores da Semana Mundial do Brincar (SMB) explicam que é hora de olhar para a corporeidade e a presença dos sentidos no brincar livre. "Sem precisar de muitos artefatos, a criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: brincar descalça, pular corda, correr, escalar, batucar no corpo, desenhar com o corpo, se tornar imóvel, cantar, imitar bichos e lugares, ser sombra de um corpo, de ser um e se identificar com os outros".

Durante toda a Semana, haverá projetos especiais ocorrendo em diversos pontos da cidade. No dia 24 acontece o Festival de Pipas e Papagaios, uma iniciativa da parceira Rede Luz que promete encher o céu do Instituto Dom Orione com todas as cores. O evento terá início às 14h30. No dia 25, às 18h, o Instituto Granbery abre suas portas para a palestra - Infâncias: brincar com a natureza como direito humano. A palestra discute a importância das crianças brincarem em áreas verdes em contato direto com a natureza, como seres integrantes dela. Ela será ministrada pelas doutoras em Educação Léa Tiriba e Gisela Pelizonni.

No dia 26 de maio, a Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa - AMMA, realiza uma roda especial com o tema  – A importância dos cuidados e do movimento livre: Contribuições da abordagem Emmi Pikler para o desenvolvimento do bebê . A roda acontece das 10h às 12h, ao ar livre, ao lado do Jardim Sensorial da UFJF e será conduzida por  Valéria Serrão, educadora, psicopedagoga e estudiosa da Abordagem Pikler. Aação ainda terá participação especial do Grupo de Estudos Ambientes e Infâncias (GRUPAI) da UFJF, com atividades lúdicas para bebês.  

O ponto alto da programação é o Dia do Brincar, que acontece no dia 3 de junho, domingo, na Praça Cívica da UFJF com diversas brincadeiras para crianças de todas as idades. As atividades do Dia do Brincar acontece a partir das 9h.

ACESSA.com - Programa??o da Semana do Brincar em Juiz de Fora come?a nesta sexta-feira