Lucas Soares Lucas Soares 28/10/2013

E o Vasco, ein?

JuninhoNão faz muito tempo, e eu digo não muito mesmo, que usei este espaço para falar minha opinião sobre a queda para a Série B. Acreditava que nem o Vasco, nem o São Paulo, iriam cair, e que o favorito, naquele momento, seria o Coritiba. Posso até vir à acertar, mas como as coisas mudam de rodada para rodada no Campeonato Brasileiro, e já estamos na reta final, alguns caminhos começam a se desenhar neste ano.

O São Paulo praticamente já eliminou o risco de queda. A chegada de Muricy Ramalho, certamente, deu um enorme ganho ao clube, que já ocupa a 9ª posição, com 43 pontos. As chances de descer, segundo o matemático Oswald de Souza (globoesporte.com), são de apenas 0,5%. Ou seja, o Tricolor Paulista já pode respirar aliviado.

Mesma situação do Coritiba. Nas duas últimas rodadas, venceu o líder Cruzeiro e goleou o vice-líder Grêmio. Fez seis improváveis pontos e chegou aos 40 pontos, deixando pra trás Portuguesa, Bahia e Fluminense, além de reduzir sua chance de queda para 8%.

Por outro lado, o Vasco preocupa muito seu torcedor. Ocupa a 18ª colocação, a antepenúltima colocação, com 33 pontos. São três pontos de diferença para o Fluminense, primeira equipe fora da zona da degola. Não bastando a situação complicada na tabela, o Vasco ainda peca com falhas individuais, como a do goleiro Alessandro, responsável direto pela derrota na partida contra a Ponte Preta, por 2 a 1. As chances do Vasco cair são de 66%.

Existe salvação à equipe carioca. São Paulo e Coritiba são exemplos de que, com duas vitórias, tudo pode mudar. E os próximos jogos do Vasco são contra o próprio Coritiba e o Santos, ambos em casa. Vencendo os dois, chega aos 39 pontos e, mesmo que não saia do Z-4, já que não depende exclusivamente de si, embola a briga neste final de ano. A hora de vencer é essa, principalmente porque, após os dois confrontos em casa, terá pela frente jogos complicados contra Grêmio (fora), Corinthians (fora), Cruzeiro (casa) e Atlético-PR (fora). De "fácil", só o praticamente rebaixado Náutico, em casa.

A tarefa é complicada demais. Por isso, fica a pergunta, que só vocês vascaínos podem responder: ainda acredita na permanência ou já jogou a toalha?


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, é jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e apaixonado por futebol. Atualmente, é aluno de pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora, Repórter no portal Acessa.com e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.

ACESSA.com - E o Vasco, ein?