O Lapa Azul

Por

O Lapa Azul Document?rio mostra a trajet?ria dos pracinhas
de Juiz de Fora e regi?o na II Guerra Mundial

Frederico Andrade
*Colabora??o
01/09/2007

Contar, principalmente para os jovens, como foi participa??o da For?a Expedicion?ria Brasileira (FEB), dando voz aos soldados, aqueles que carregam o fardo mais pesado de uma guerra, e que no Brasil s?o quase sempre esquecidos foi o grande desafio do Major do ex?rcito Durval Louren?o Pereira J?nior que produziu o document?rio "O Lapa Azul".

"Infelizmente, a hist?ria da FEB ? quase desconhecida no pa?s. Os livros de hist?ria n?o trazem a sua trajet?ria, e os que a citam, a resumem em uma linha, este que ? o mais importante momento hist?rico do Brasil no cen?rio mundial do s?culo XX", afirma o Major, que tamb?m critica as obras militares especializadas: "A pr?pria bibliografia militar prioriza os aspectos t?ticos, estrat?gicos e as implica?es pol?ticas da Guerra, ou ainda, a vida dos l?deres militares, deixando de lado o relato do simples soldado".

Lapa Azul foi o nome dado ao III Batalh?o do 11? Regimento de Infantaria na II Guerra Mundial. Agrupamento que foi formado por jovens humildes, em sua maioria agricultores e trabalhadores de pequenos com?rcios, das cidades do interior mineiro, volunt?rios ou convocados. Depois de formado, o batalh?o passou seis meses em treinamento no Rio de Janeiro e, no dia 18 de setembro de 1944, embarcou para a It?lia, onde ficaria cerca de um ano.

O document?rio de 60 minutos conta com depoimentos de 15 veteranos de Juiz de Fora e regi?o, sendo que 11 ainda se encontram por aqui. Para gravar com os demais, Durval percorreu algumas cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e S?o Paulo. "Precisamos dar voz a estes representantes de nossa hist?ria, antes que ela se perca. A m?dia de idade destes homens ? de 85 anos. Em pa?ses como EUA, It?lia e R?ssia, por exemplo, h? uma grande produ??o audiovisual destinada a seus veteranos de guerra, no Brasil isto n?o existe", conta.

Valendo-se das modernas ferramentas de computa??o gr?fica e imagens de sat?lite, a obra recria digitalmente os campos de batalha por onde o "Lapa Azul" passou. Para a constru??o do document?rio, Durval conseguiu ainda, filmes e fotografias raros, alguns in?ditos no Brasil, extra?dos de bibliotecas e acervos da It?lia e dos Estados Unidos. "Para a obten??o deste material contei com o total apoio da Associa??o dos Ex-Combatentes do Brasil e de seus contatos nestes pa?ses. Os nossos veteranos de guerra s?o muito mais valorizados na It?lia que no Brasil", informa o produtor.

Lan?amento

O lan?amento do document?rio aconteceu na ?ltima ter?a-feira, dia 28 de agosto, no Alameda. Segundo Durval a sala de exibi??o, a maior do shopping, ficou lotada e a produ??o foi aprovada pelos diferentes p?blicos que foram conferir. "O melhor para mim foi quando acabou a exibi??o e cada pessoa que vinha falar comigo elogiava um aspecto diferente da obra", comenta.

Ficha T?cnica

Brasil - 2007 - 60 min - Mini DV - NYSC 4:3
Dire??o: Durval Louren?o Pereira J?nior
Roteiro: Adriana Rezende de Pinho
Dire??o de Fotografia (Brasil): Mauro Pianta
Fotografia (It?lia): Wallace Hull/ HG2 Studio
Ilustra?es: Alessandro Ribeiro Corr?a
Dire??o Executiva e Musical: Durval Louren?o Pereira J?nior
Trilha Sonora: Fernando Barreto
M?sica Original (pracinha): Zico e Zeca
Mixagem da Trilha Sonora: Nilo Barreto
Consultor Hist?rico: Marcos Ant?nio da Costa
Revis?o: C?ssia dos Reis
P?s-Produ??o e Edi??o Final: Insight V?deo

*Frederico Andrade ? estudante de Jornalismo na UFJF