Sexta-feira, 25de julho de 2008, atualizada ?s 10h40

Abertas inscri?es para agente censit?rio do IBGE. Juiz de Fora recebe uma das 90 vagas disponibilizadas para Minas Gerais



Marinella Souza
*Colabora??o

Interessados em serem agente censit?rio t?m at? o dia 13 de agosto para se inscreverem no concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE). Juiz de Fora recebe uma das 90 vagas disponibilizadas para Minas Gerais.

O concurso ? para n?vel m?dio e a pessoa tem que ter disponibilidade de 40 horas semanais em um contrato de um ano, podendo ser renovado por mais um ano. Al?m de um sal?rio de R$ 600, o agente censit?rio vai ter direito a aux?lio transporte, f?rias e 13? sal?rio.

O agente censit?rio trabalha na atualiza??o de mapas, municipais e cadastrais e croquis dos setores censit?rios da base territorial. Al?m disso, s?o respons?veis pelo cadastro de endere?os e pesquisas estat?sticas correlatas.

Segundo o assessor de comunica??o da empresa respons?vel pela organiza??o do concurso, Walace Nolasco, "esse concurso ? para selecionar aqueles profissionais que v?o preparar o material para o pessoal que vai a campo fazer as pesquisas".

As inscri?es j? est?o abertas na internet e, a partir do dia 31 de julho, as ag?ncias credenciadas dos Correios tamb?m est?o recebendo as inscri?es, que cuja taxa ? de R$ 14,50.

Ao todo, s?o 665 vagas de ampla concorr?ncia para as cidades e outras 35 destinadas aos deficientes f?sicos das capitais. Walace lembra que os deficientes devem imprimir o modelo de atestado m?dico disponibilizado na p?gina da empresa na internet e encaminh?-lo ao m?dico, anexando-o ? ficha de inscri??o.

As provas objetivas acontecem no dia 21 de setembro, de 14h ?s 18h, nas quais ser?o avaliados os conte?dos: portugu?s, geografia, racioc?nio l?gico, no?es de inform?tica e conhecimentos gerais. Qualquer pessoa com n?vel m?dio completo est? apto a fazer o exame. Segundo Walace, a expectativa ? que cem mil candidatos se inscrevam para o concurso.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF