Quarta-feira, 29 de setembro de 2010, atualizada às 17h17

Ministro do Esporte vem a JF e anuncia início das obras do Ginásio Municipal

Clecius Campos
Repórter

O ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve em Juiz de Fora nesta quarta-feira, 29 de setembro, onde se reuniu com empresários locais do ramo de serviços, saúde e hospedagem. Em entrevista coletiva, Silva anunciou o início das obras do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos para daqui a três meses. "Juiz de Fora terá um ginásio que, aliado ao estádio [Municipal Radialista Mário Helênio], será um centro esportivo. A infraestrutura pode ajudar a cidade a ser uma subsede da Copa de 2014 e das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016."

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Renato Miranda, a adequação das propostas comerciais apresentadas pelas empresas na licitação iniciada no último dia 24 de setembro, já foi realizada. A empresa terá 24 meses para finalizar o empreendimento. A obra está orçada em R$ 14 milhões.

A visita de Silva à cidade deu ao ministro uma noção do que a cidade é capaz de oferecer a fim de convencer a Fifa e o Comitê Olímpico Brasileiro de que pode ser uma subsede dos eventos esportivos que estão por vir. "Juiz de Fora tem uma boa estrutura de serviços e de rede hoteleira. O governo federal inaugurou a pouco o parque esportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora, que pode dar suporte às delegações que costumam chegar dias antes do início dos jogos."

Ele afirma que a cidade deve apresentar um projeto estruturado para que consiga ser uma das 12 subsedes que irão receber atletas para a Copa do Mundo de 2014. "Confio no padrão que será apresentado pela cidade. No que depender de nós [do Ministério do Esporte], o município vai contar com toda a nossa simpatia e esforço de abordagem junto à Fifa. Por sua infraestrutura, Juiz de Fora sai na frente, entre as 67 cidades brasileiras que se candidataram."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken