RECEITAS

Salada de abacaxi Esta salada mistura o doce com o salgado. Perfeita para festas de fim de ano


Rep?rter: S?lvia Zoche
Edi??o: Ludmila Gusman
Design: Laura Ferreira
Dezembro/2006

Ano novo, vida nova... as mesmas frases, sentimentos novos - e alguns ainda na fila de espera - e muita vontade de comemorar a passagem do ano. Uns ficam com a fam?lia, outros aproveitam os cruzeiros mar?timos que est?o em voga, h? quem prefira organizar um delicioso jantar a dois e aqueles que preparam um churrasco na fazenda para os parentes e amigos.

Foto da 
salada de abacaxi Foto da 
salada de abacaxi Foto da 
salada de abacaxi

Por mais que as pessoas esperem ansiosas o momento da contagem regressiva para estourar a champanhe e seguir alguns rituais, "beliscar" umas comidinhas n?o faz mal a ningu?m. Ali?s, ? recomend?vel! Uma dica ? preparar uma salada, n?o puramente de folhas, porque ningu?m ? de ferro, mas que leva carne branca e presunto junto a um molho de dar, literalmente, ?gua na boca.

Nossa culinarista de plant?o, Luzimar Evaristo, n?o poderia deixar este momento t?o especial, sem ensinar uma de suas receitas. Dessa vez, ela preparou uma salada de abacaxi, com um passo-a-passo simples, mas com um sabor agridoce.

Foto da 
salada de abacaxi Foto da 
salada de abacaxi Foto da 
salada de abacaxi
Alface, tomate cereja, salsinha picada, piment?o vermelho e, se desejar, algumas folhas de alecrim para perfumar o prato. Maionese, creme de leite, iogurte de morango - sim, de morango - mostarda, catchup, vinagre bals?mico, azeite, milho verde, pimenta do reino branca, fondor, presunto, frango desfiado e, finalmente, o abacaxi picado.

Parece uma mistura que n?o vai dar certo, mas ao experimentar, ? f?cil comprovar que ? uma receita fant?stica. "Com uma salada dessas, n?o precisa nem de acompanhamento", diz Luzimar. Para quem gosta de uma carne, confira outras dicas e n?o deixe de se hidratar com ?gua e frutas durante as comemora?es. E uma ?tima passagem de ano!