Sexta-feira, 31 de janeiro de 2014, atualizada às 08h58

Inglês sem Fronteiras abre inscrições para mais de 9 mil vagas

Inglês sem Fronteiras

O programa Inglês sem Fronteiras abre nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a partir das 12h, as inscrições para as 9.225 vagas. Os interessados devem realizar a sua inscrição no site até o dia 13 de fevereiro. Os cursos de língua inglesa são presenciais e ministrados em universidades federais. A prioridade é para os estudantes que podem participar do Programa Ciência sem Fronteiras.

A inscrição será confirmada por e-mail até 17 de fevereiro. As aulas começam no dia 20 de fevereiro e os cursos terão a duração mínima de 30 dias e máxima de 120 dias. A carga horária presencial é quatro aulas de uma hora, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada.

De acordo com edital publicado no Diário Oficial da União do último dia 24, podem se inscrever no processo seletivo estudantes que atendam cumulativamente aos seguintes critérios: ser aluno de graduação, mestrado ou doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi); participantes e ativos no curso My English Online, cujas inscrições tenham sido validadas com até 48 horas de antecedência à inscrição junto ao NucLi; e alunos que tenham concluído até 90% do total de créditos da carga horária de seu curso.

Para efeito de classificação, terão prioridade os candidatos que sejam alunos de graduação de cursos pertencentes às áreas do Programa Ciência sem Fronteiras, que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com média superior a 600 pontos, incluindo a redação, e que tenham concluído até 80% da carga horária do curso. Outros critérios de prioridade são o maior índice de rendimento acadêmico e ser bolsista ou ex-bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência de qualquer curso de graduação.

Candidatos a mestrado nos EUA podem se inscrever até esta sexta

Termina nesta sexta-feira, 31 de janeiro, o prazo de inscrição para a seleção de candidatos a uma bolsa de estudo de mestrado profissional nos Estados Unidos pelo Programa Ciência sem Fronteiras. As inscrições são feitas pela internet, e os detalhes estão no edital divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nesta chamada poderão ser concedidas até mil bolsas de estudo com duração de até dois anos acadêmicos. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2014.Saiba Mais

Para participar da seleção o candidato deve ter concluído a graduação após 1998 ou ter previsão de conclusão antes de agosto de 2014, em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação e de áreas de formação afins com as do Programa Ciência sem Fronteiras.

Quem quiser concorrer a uma bolsa deve ter nacionalidade brasileira e apresentar um dos testes de proficiência de língua inglesa válido, de acordo com o edital. Conforme exigência das instituições norte-americanas, o candidato deverá apresentar ainda o teste Graduate Record Examination (GRE). Aqueles que não atingirem a proficiência mínima exigida ou que não obtiverem a nota mínima no GRE, previstas no edital, estarão automaticamente eliminados da seleção.

A Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares e à concessão da bolsa, no valor de US$ 1.150 mensais, pagos diretamente ao bolsista. Serão concedidos também auxílio-instalação, auxílio-seguro-saúde e auxílio-deslocamento ou passagem aérea de ida e volta.

O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011 com a meta de conceder 101 mil bolsas até 2014. Para se inscrever é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota igual ou superior a 600 pontos, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter cumprido no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo do curso de graduação.

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Ingl?s sem Fronteiras abre inscri?es para mais de 9 mil vagas