Quinta-feira, 13 de setembro de 2012, atualizada às 17h25

UFJF define novo calendário acadêmico


Da Redação
Calendário

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o novo calendário acadêmico até o primeiro semestre de 2013, com objetivo de repor os dias letivos perdidos durante a greve dos professores que durou 114 dias. As novas datas foram definidas pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad) nesta quinta-feira, 13 de setembro (confira).

Semestres letivos de 2012 e 2013

O fim do primeiro período letivo de 2012 será no dia 29 de outubro. Entre os dias 30 de outubro e 18 de novembro, haverá recesso para os estudantes. As aulas do segundo período letivo de 2012 começam no dia 19 de novembro. Entre um semestre e outro, no início de novembro, haverá a matrícula dos acadêmicos. De acordo com a assessoria da UFJF, os calouros já passaram por este procedimento, e as aulas dos novos universitários iniciam juntamente com os demais, no dia 19 de novembro.

As aulas do segundo período letivo prosseguem até o dia 21 de dezembro. A partir desta data, a universidade entra em recesso. Já o restante segundo período letivo de 2012 acontecerá entre 7 de janeiro e 6 de abril de 2013. Entre os dias 7 de abril e 5 de maio de 2013 haverá outro recesso para os estudantes. Para então, no dia 6 de maio, ter início o primeiro semestre de 2013.

Colação de grau

A colação de grau unificada dos cursos com formandos no meio do ano ocorre entre os dias 7 e 10 de novembro. Para os que terminam as aulas do segundo semestre de 2012 apenas no próximo ano, a colação será de 16 a 20 de abril de 2013.

Pism

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) acontecerá de 20 a 22 de janeiro de 2013. O lançamento do edital e a abertura do período de inscrição serão definidos e comunicados oportunamente pela comissão de seleção da UFJF.

Revalidação de diplomas estrangeiros

De acordo com a assessoria da UFJF, este assunto será tratado entre os dias 27 e 29 de novembro, na Central de Atendimento, localizada no prédio da Reitoria.

Transferência

Os pedidos de transferência, mudança de curso, complementação de estudos, obtenção de nova modalidade/habilitação, reinscrição e inscrição em segundo curso e ingresso para graduados será nos dias 30 e 31 de janeiro de 2013. O procedimento também ocorrerá na Central de Atendimento.

Trancamento de matrícula

A assessoria da UFJF informa também que os pedidos de trancamento de disciplina e de cursos já podem ser feitos pelos interessados na Central de Atendimento. O prazo vai até o dia 28 de setembro. A Central funcionará até esta sexta-feira, dia 14, das 8h às 18h. A partir da próxima semana, a Central irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 9h à 12h.

Professores que não aderiram à greve

O Congrad orienta aos professores que não aderiram à greve, e com isso concluíram suas disciplinas, que a reposição das aulas deve seguir o calendário proposto, apenas para os alunos que não compareceram às aulas a partir do dia 21 de maio, início do movimento. O atendimento a esta orientação fica a critério dos próprios professores até que a procuradoria da UFJF se manifeste a respeito.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - UFJF define novo calend?rio acad?mico