Quarta-feira, 17 de setembro de 2014, atualizada às 14h34

Curso de Engenharia Metalúrgica é novidade na seleção do IF Sudeste MG

Eduardo Maia
Repórter
siderurgica

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais abre 36 vagas para a graduação em Engenharia Metalúrgica. O novo curso terá início no primeiro semestre de 2015. Oferecido na modalidade noturno, são 18 vagas destinadas para o Sistema de Seleção Unifica (SISU) e as demais por meio do processo seletivo da instituição. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro.

Além de projetos desenvolvimento de novos materiais ligados à área de siderurgia, o engenheiro metalúrgico também desenvolve atividades gerenciais, de pesquisa e é capaz de atuar na formação de grupos de trabalho. Eles podem atuar no setores da siderurgia, automobilística, não ferrosos. O curso é ministrado em 11 períodos.

De acordo com o coordenador do curso, o professor Elison Fonseca e Silva, a proposta é formar novos profissionais num cenário de baixa formação de Engenheiros Metalúrgicos pelo Brasil. "Existe uma falta de engenheiros metalúrgicos no país. Hoje são 80 a 90 escolas de Engenharia Mecânica no Brasil. Já a metalúrgica são apenas 16. Temos um déficit muito grande de engenheiros metalúrgicos. A gente acredita que nossos alunos não terão dificuldade de obter estágio e depois o emprego", garante.

A proposta de criar o novo curso surgiu em 2007, quando, numa visita ao antigo CTU, o presidente Associação Brasileira de Metalurgia de Materiais motivou aos professores a desenvolver um projeto de formação em uma nova modalidade de Engenharia. "Embora no papel, existe um projeto para que Juiz de Fora se torne um polo siderúrgico, pela expectativa da siderurgia da Ferrous e também da atração de outras empresas e ele nos fez esta proposta. O Instituto adquiriu equipamentos e começamos a montar uma grade curricular que proporciona uma formação bastante acentuada nas áreas de siderurgia, não ferrosos e gestão", conta.

Em Minas Gerais, existem hoje apenas quatro cursos de Engenharia Metalúrgica, ofertados nas cidades de Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Ouro Preto. Para abrigar a infraestrutura do novo curso, com laboratórios especializados e salas de aula, um novo prédio será erguido para atender as necessidade das Engenharias Mecatrônica e Metalúrgica. A previsão é que tudo esteja pronto até 2016.

O processo de seleção do IF Sudeste tem inscrições abertas até o dia 16 de outubro, no site do IF Sudeste MG. A taxa varia entre R$ 25 a R$ 60, de acordo com a modalidade escolhida.

ACESSA.com - Engenharia Metal?rgica ? novidade na sele??o do IF Sudeste MG