Terça-feira, 23 de setembro de 2014, atualizada às 14h52

IF Sudeste oferece cursos para alunos do Proeja

No total, serão ofertadas 75 vagas nos campi de Juiz de Fora e Muriaé

IFET abre vagas para o Proeja

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), além dos cursos tradicionais, está com oportunidades abertas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) no Processo Seletivo 2015. O Proeja é voltado àqueles que não cursaram ou não completaram o Ensino Médio na idade regular. Assim, o estudante pode se profissionalizar, ao mesmo tempo em que cursa o nível médio.

As inscrições podem ser feitas até 16 de outubro, no campus que oferta o curso pretendido, munido do documento de identificação com foto, CPF e certificado de conclusão do Ensino Fundamental. Para o curso técnico em Secretariado, no campus Juiz de Fora, serão oferecidas 35 vagas, e o técnico em Orientação Comunitária, no campus Muriaé terá 40 vagas disponíveis, ambos oferecidos no turno noturno. Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos. O campus Juiz de Fora fica na rua Bernardo Mascarenhas 1283, bairro Fábrica, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 19 h. Em Muriaé, o campus está situado na avenida Monteiro de Castro 550, bairro Barra. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h e das 17h30 às 19h30.

A seleção

Os candidatos inscritos para o curso técnico em Secretariado serão selecionados a partir de duas etapas, e o resultado final será divulgado no dia 15 de dezembro. Na primeira delas, eles deverão participar de uma palestra informativa, marcada para 14 de dezembro, onde conhecerão um pouco sobre a instituição e sobre o Proeja. Nesta palestra, deverão levar documento de identificação com foto e comprovante de inscrição. Já a segunda etapa consiste no preenchimento de um questionário, por meio do qual o candidato irá informar sobre sua experiência profissional, expectativas de atuação, entre outros assuntos. Os critérios de seleção incluem: idade do candidato e tempo em que ficou afastado da escola. 

Em Muriaé, aos candidatos  do curso técnico em Orientação Comunitária, será aplicada prova objetiva de Matemática e Língua Portuguesa, no dia 7 de dezembro. Na mesma data, o candidato também deverá produzir uma redação. O resultado será em 30 de dezembro. Os inscritos poderão conferir a lista dos aprovados no site do IF Sudeste MG.

ACESSA.com - IF Sudeste oferece cursos para alunos do Proeja