Alunos das escolas da rede municipal participam da Olimpçada Brasileira de Matem?tica

Por

Terça-feira, 25 de agosto de 2009, atualizada às 19h

Alunos das escolas da rede municipal participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Da Redação

Alunos das escolas da rede municipal de ensino de Juiz de Fora participaram da 1ª Fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2009), nesta terça-feira, 25. A Obmep consiste na aplicação de provas de matemática para alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas de todo o Brasil. É um exame de caráter competitivo e os participantes podem obter premiações, de acordo com os resultados apresentados na segunda fase.

Os alunos inscritos na Olimpíada fizeram as provas durante o horário das aulas. As provas estão divididas em três níveis: 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do ensino fundamental, 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do ensino fundamental e ensino médio. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem participar nos níveis correspondentes às séries em que estão matriculados. A prova da primeira fase é objetiva e da segunda é discursiva, sendo classificados 5% dos inscritos em cada escola e em cada nível, por ordem decrescente de pontos obtidos.

Até a próxima segunda-feira, 31, as unidades de ensino deverão enviar para o Ministério da Educação (MEC) os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase da competição. A divulgação dos classificados e as informações da prova serão divulgadas no dia 5 de outubro.

A aplicação da prova da 2ª fase ocorre no dia 24 de outubro, às 14h30, em todo o país e a lista de premiados será divulgada no dia 11 de dezembro. Até o dia 16 de outubro, a escola deverá receber a confirmação dos classificados com o local de realização das provas da segunda fase e, caso não receba, deverá entrar em contato com a Coordenação da Obmep pelo telefone (21) 2529-5084.

Conforme os resultados da segunda fase, serão premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais e estaduais de educação. A premiação para os alunos consiste em medalhas de ouro, prata e bronze, além dos certificados de Menção Honrosa, que serão concedidos para 30 mil alunos. Os professores receberão uma placa de homenagem e uma coleção de livros, e as escolas poderão ganhar um kit de material esportivo e livros/vídeos para a composição de uma biblioteca básica em matemática e ciências. Já as secretarias municipais e estaduais de educação que obtiverem melhores resultados receberão troféus. Além das premiações, serão concedidas três mil bolsas de estudos para o Programa de Iniciação Científica Jr., do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).