Moradores de rua recebem segunda dose de vacina contra Hepatite B e Triviral

Por

Quarta-feira, 17 de novembro de 2010, atualizada às 12h40

Moradores de rua recebem segunda dose de vacina contra Hepatite B e Triviral

Isabela Lobo
Colaboração*

Nesta quarta-feira, 17 de novembro, moradores de rua assistidos pelo Creas - População de Rua - receberam a segunda dose da vacina contra Hepatite B e Triviral, contra rubéola, caxumba e sarampo. A ação é uma parceria entre as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e o Creas.

Segundo a coordenadora do local, Luciane de Carvalho, o objetivo é aproximar os moradores de rua dos atendimentos de saúde. "É uma forma dessa população ter acesso à saúde, já que a maioria não frequenta o SUS", afirma.

Na primeira ação, realizada no dia 20 de outubro, 61 pessoas receberam as doses. A expectativa é de que o número se mantenha. As vacinas foram escolhidas visando sanar os problemas mais frequentes entre os moradores de rua. Relações sexuais sem proteção, exposição à rua e alcoolismo são alguns dos problemas que auxiliam na disseminação das doenças.

Além da vacinação, será realizado o "Dia da Beleza", ação voltada para as mulheres, visando ao aumento da autoestima e a diminuição de casos de depressão e, com isso, melhora da qualidade de vida e saúde das moradoras de rua.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken.