Quinta-feira, 3 de setembro de 2009, atualizada às 16h38

Centro de triagem de recicláveis para catadores já tem local definido

Clecius Campos
Repórter

A secretária de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Silvana Barbosa, revelou à reportagem do Portal ACESSA.com onde será construído o centro de triagem de recicláveis para catadores de papel. O terreno fica na esquina da rua Benjamin Constant com a avenida Garibaldi Campinhos, no Centro. O local foi escolhido por ser plano e ficar na região central da cidade.

Segundo Silvana, o espaço é patrimônio da União e está em processo de transferência para a administração municipal. "Na última semana, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Vitor Valverde, esteve pessoalmente em Brasília para finalizar a negociação com a Secretaria de Patrimônio da União. Acreditamos que até a próxima semana a situação documental da transferência esteja resolvida."

Segundo a secretária, o projeto inicial do centro já passa por ajustes a fim de que seja adequado ao local onde será construído. Os recursos para a construção, na ordem de R$ 200 mil, serão disponibilizados pelo Banco do Brasil, através do Programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), uma parceria entre o Executivo e o banco, assinada nesta quinta-feira, 3 de setembro. "Acreditamos que o repasse seja realizado ainda este ano e que as obras possam começar em janeiro de 2010."

A presidente da Associação dos Catadores de Papel e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), Flávia Helena Dias da Silva, torce para que o projeto saia do papel. "O lugar é bom e vai ajudar bastante os catadores." O galpão contará com uma parte coberta, adequada para armazenamento de lixo e carros de coleta, refeitórios e banheiros.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes