Poucas surpresas na lista do Parreira

Ricardo Corr?a Ricardo Corr?a 15/05/06

Passou quase despercebida a convoca??o da Sele??o Brasileira, feita nesta-segunda feira pela manh? pelo t?cnico Carlos Alberto Parreira. Muito porque, em 90% dos casos, j? se sabia quem seriam os chamados e quem ficaria de fora da maior competi??o de futebol do planeta. A maioria absoluta dos convocados eram barbadas. A grande preocupa??o do torcedor n?o est? na convoca??o, mas na defini??o do time titular que ir? disputar a Copa do Mundo da Alemanha.

Na lista definida por Parreira, poucas surpresas. A melhor delas, certamente, foi a presen?a de Rog?rio Ceni no gol. ? certo que ele n?o jogar? nenhuma partida. Ser? coadjuvante. O terceiro goleiro apenas, atr?s dos j? s?lidos Dida e J?lio C?sar. Mas a convoca??o de Rog?rio Ceni premia aquele que vive a melhor fase entre todos os goleiros brasileiros na atualidade.

Apostei todas as minhas fichas de que Parreira levaria o Marcos, por tudo o que fez pela Sele??o, por ter sido o goleiro t?tular na Copa do Mundo do Jap?o e da Cor?ia. Mas as contus?es, o tempo parado e, principalmente, as boas atua?es de Rog?rio Ceni tiraram o goleiro do Palmeiras da lista t?o esperada.

Na zaga, Roque J?nior, machucado, ficou de fora. L?cio, Juan, Luis?o e a surpresa Cris ficaram com as vagas. Edmilson tamb?m pode ser utilizado na zaga, mas como joga tamb?m de volante, acabou tirando uma vaga foi do meio-campo. E quem pagou o pato foi Alex. O jogador que se destaca no futebol turco n?o vai para a Copa da Alemanha, talvez por nunca ter mostrado, na Sele??o, o futebol que o consagrou no Cruzeiro.

Na lateral-esquerda, Gilberto, por j? jogar na Alemanha e estar j? adaptado ao pa?s da Copa, acabou faturando a vaga que poderia ser de Gustavo Nery. Se Parreira tivesse levado em conta apenas as atua?es que os dois tiveram quando foram testados, Gustavo estaria bem ? frente de Gilberto. Bom para Roberto Carlos, que sem a sombra de Nery, garante a posi??o de titular. Com justi?a, eu diria.

Na frente, a escolha por Fred parece ser acertada. Claro que Nilmar ? um excelente jogador, e vem jogando muito bem. Mas Fred j? deixou claro que ? matador. Talvez o jogador com o melhor aproveitamento dentro da ?rea do futebol brasileiro atual. No Lyon, da Fran?a, ele j? faz tudo o que fazia no Cruzeiro, sempre que tem alguma chance. Ricardo Oliveira, que s? agora volta de contus?o, j? tinha ficado pelo caminho.

Agora a expectativa ? para a defini??o do time titular. Principalmente em duas posi?es. No ataque, se Robinho vai ou n?o vai ganhar a vaga que, por enquanto, ? de Adriano, e na lateral-direita, com Cicinho cada vez mais amea?ando Cafu. Se for pelas atua?es, os mais novos merecem. Experi?ncia j? h? de sobra em todos os setores da Sele??o do Parreira. De qualquer forma n?o h? d?vidas de que ? um grande m?rito estar entre os jogadores de uma das melhores Sele?es de todas. Mas essa ? a opini?o de apenas um, entre 180 milh?es de treinadores. E voc?, o que acha?