Datafolha aponta possável vitória de Anastasia no primeiro turno

Por

Quinta-feira, 30 de setembro de 2010, atualizada às 11h

Datafolha aponta possível vitória de Anastasia no primeiro turno

Clecius Campos
Repórter

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta quinta-feira, 30 de setembro, dá conta de uma possível vitória de Antônio Anastasia (PSDB) ainda no primeiro turno. O governo de Minas Gerais seria reeleito com 52% dos votos válidos, contra 43% de Hélio Costa (PMDB). O levantamento exclui a porcentagem de brancos e nulos (5%) e divide proporcionalmente os votos dos indecisos (12%).

Considerando os votos totais, Anastasia aparece com 43% e Costa com 36%. Em relação à última pesquisa, nos dias 21 e 22 de setembro, Anastasia subiu 1 ponto percentual, enquanto Costa caiu 1%. Zé Fernando Aparecido (PV), Professor Luiz Carlos (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU), Adílson Rosa (PCO) e Fabinho (PCB) atingiram 1% cada um, enquanto Edílson Nascimento (PT do B) não chegou a 1%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo foi realizado nessa terça e quarta-feira, 28 e 29 de setembro, e ouviu 2.044 eleitores, em 90 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 3.3145/2010.

A simulação de segundo turno também aponta vitória de Anastasia. Segundo a pesquisa, o tucano venceria o candidato do PMDB por 48% a 40%. Brancos e nulos representam 4% das intenções de votos e indecisos correspondem a 7%.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken