Truques do dia-a-dia: Como limpar azulejos

Por

Como limpar azulejos Anote as nossas dicas e deixe de lado o esfrega-esfrega

Renata Cristina
Rep?rter
26/04/2007

As receitinhas s?o in?meras e cada um adota um m?todo diferente. Bucha, sab?o, ?gua sanit?ria, detergente, cloro, entre tantos outros produtos comp?em a lista "m?gica" da limpeza dos azulejos. H? quem prefira contar com receitas caseiras, como a que utiliza ?gua morna com vinagre branco e, no rejunte, passa aquela escovinha com cloro.

Por outro lado, a ind?stria de acabamentos investe cada vez mais nos produtos que livram a dona-de-casa do esfrega-esfrega na parede. Ao contr?rio do que todo mundo pensa, "a manuten??o dos azulejos ? simples", garante o especialista no assunto, Jonas Pinto Braga. Isto porque h? uma infinidade de detergentes e ceras pr?prias para os azulejos.

Conforme orienta Braga, desde a constru??o at? o acabamento, h? medidas que podem ser tomadas para manter a casa brilhando. "Para os rejuntes podem ser usados impermeabilizantes, que evitam a forma??o de limo e o ac?mulo de sujeira", esclarece. O brilho dos azulejos pode ser conservado atrav?s de ceras e detergentes especiais, encontrados em casas especializadas.

No caso de quem n?o est? construindo, mas deseja acabar com a sujeira em c?modos mais velhos, h? tamb?m solu??o. "Para obras antigas, pode ser usado o detergente clorado, que limpa o rejunte e d? brilho na cer?mica", orienta o gerente de uma loja de acabamentos Jos? Carlos Vidigal.

Nem t?o modernos assim

Se a conserva??o dos azulejos na sua casa n?o ? feita periodicamente, voc? ter? que trabalhar mais um pouquinho para obter as facilidades que os especialistas citam acima. A famosa combina??o cloro e esfreg?o s?o alternativas para retirar a gordura e a sujeira concentrada na quinas e ?reas pr?ximas a pias e espelhos.

Os produtos ? base de amon?aco e ?lcool s?o usados para a limpeza mais pesada. Para os cantinhos, s?o indicados "tira-limos", encontrados nos supermercados e lojas do ramo. A velha escova de dentes entra na jogada, somente para espalhar o produto e, ap?s alguns minutos, voc? pode enxaguar. ? importante n?o ultrapassar o tempo indicado no r?tulo, para evitar uma apar?ncia artificial no rejunte.

Em casos extremos, de muita sujeira e gordura impregnadas, ? indicada a raspagem do rejunte, al?m do removedor. Para isso, utilize uma estopa e dilua o removedor na ?gua, na propor??o de 1 para 3, aplicando sobre as paredes. Sempre siga as instru?es indicadas no produto.

Receita caseira para limpar o azulejo
Fa?a uma mistura de:
  • 1/2 x?cara (ch?) de vinagre branco
  • 1/4 de x?cara (ch?) de bicarbonato de s?dio
  • 1/2 de am?nia em um litro de ?gua
Misture bem e passe nos azulejos e pisos sujos ou encardidos. Deixe agir por uns 10 minutos, depois lave normalmente com ?gua e sab?o.