Sexta-feira, 05 de dezembro de 2008, atualizada ?s 16h59

Gettran monta esquema especial de tr?nsito e de hor?rios de ?nibus para a primeira etapa do vestibular da UFJF



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Gettran montou um esquema especial de tr?nsito para a primeira etapa do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que ocorre neste s?bado, 6 de dezembro, e domingo, dia 7, das 14h ?s 17h. Agentes de tr?nsito e policias militares estar?o nas ruas para garantir maior fluidez do tr?fego.

Dentro do campus, o servi?o de vigil?ncia da institui??o ser? respons?vel pelo monitoramento. A Comiss?o Permanente de Sele??o (Copese) espera um n?mero grande de pessoas circulando pelo local. "? comum que amigos e familiares acompanhem os candidatos", lembra o diretor da Copese, Jos? Maria Pereira Guerra.

Segundo a Gettran, entre as 12h e 18h, as ruas Adolpho Kirchmaier, Joaquim Caetano, Virgulino Jo?o da Silva e Pedro Gerhein ser?o totalmente interditadas e destinadas a estacionamento. Al?m disso, haver? m?o ?nica na avenida Pedro Henrique Krambeck, entre o trevo e a rua Orestes Fabiano Alves, neste sentido; na rua Lauro Teles de Mesquita, entre a avenida Pedro Henrique Krambeck e o port?o da UFJF, neste sentido; e na rua Jo?o Louren?o Kelmer, entre o port?o da UFJF e o trevo, neste sentido. O acesso da avenida Independ?ncia para rua Vicente Beghelli tamb?m ser? interditado nos per?odos de maior tr?fego.

Linhas de ?nibus

Os candidatos que far?o prova no Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU), Jo?o XXIII e no Campus da UFJF v?o contar com linhas de ?nibus extras a partir de 11h30 de s?bado e domingo. A linha 545-Universidade vai passar pelas avenidas Francisco Bernardino, Get?lio Vargas e Independ?ncia em dire??o ? UFJF. A 555-Universidade vai fazer o percurso pela Benjamin Constant, avenida dos Andradas e estrada Engenheiro Gentil Forn tamb?m at? o Campus.

Quem faz prova no Jo?o XXIII, vai contar com as linhas 221 e 222-Bom Pastor/Santa Catarina. J? o CTU ser? atendido pelas linhas 611 e 612-Esplanada/Granbery, 701, 702, 709 e 737-J?quei e por todas as linhas da Via??o Norte, exceto a 630 e 640-Rodovi?ria, 604-Bairro Industrial e 620-Fontesville. A linha 755-Universidade vai sair da Zona Norte em dois hor?rios: ?s 12h e ?s 12h30, retornando ?s 17h e 17h30. Segundo a assessoria da UFJF, os ?nibus s? v?o circular na via principal e n?o ser? permitido estacionar ve?culos no interior da universidade.

Copese orienta candidatos

O diretor da Copese, Jos? Maria Pereira Guerra, diz que os estudantes devem chegar com uma hora de anteced?ncia ao locai de prova, levando documento de identidade, cart?o de confirma??o de inscri??o, l?pis, borracha e caneta de tinta azul ou preta, com o corpo transparente.

Quem n?o ? de Juiz de Fora deve ter aten??o especial ao local de provas. "Se poss?vel, seria interessante que o candidato visitasse o lugar antes da prova." Quem for de ?nibus, deve procurar conhecer os hor?rios e o itiner?rio correto.

O candidato tamb?m deve pensar no seu conforto, e levar uma garrafa com ?gua e um lanche leve. "Tamb?m ? importante que ele cuide bem da alimenta??o e se vista de acordo com o clima", recomenda Jos? Maria. N?o ser?o permitidos aparelhos de telefone celular, c?mera fotogr?fica ou qualquer outro instrumento de transmiss?o de dados. "O candidato deve trocar o celular pelo cart?o telef?nico. No ano passado, foram tr?s desclassificados por causa do aparelho", acrescenta. Para orientar candidatos balc?es de atendimento est?o montados na rodovi?ria, no Cine-Theatro Central e na UFJF.