Segunda-feira, 24 de julho de 2017, atualizada às 14h

Ciências Sociais da UFJF oferece 25 vagas para mestrado e doutorado

Da redação

Estão abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, 25 vagas são ofertadas, sendo 15 para Mestrado e 10 para Doutorado, nas linhas de pesquisa “Cultura, Democracia e Instituições”; “Políticas Públicas e Desigualdade Social”; e “Diversidade e Fronteiras Conceituais” – reunidas na área de concentração “Cultura, Poder e Instituições”.

As inscrições devem ser realizadas via internet, nos links disponíveis no edital, até dia 18 de agosto. Para participar dessa etapa, é necessário submeter na plataforma on-line a cópia do documento de identidade e as cópias dos diplomas (ou de documento declaratório assinado pela instituição na qual o candidato é discente, com a data prevista para sua conclusão) obrigatórios em cada processo.

O resultado definitivo da homologação das candidaturas será divulgado no dia 31 de agosto. Após essa fase, a seleção será composta por mais quatro etapas: prova escrita; prova de proficiência em Língua Estrangeira; entrevista e análise de carta de intenções (para mestrado) e entrevista e análise do projeto (para doutorado); e análise curricular.  As fases acontecem entre os dias 16 de outubro e 30 de novembro em caráter eliminatório ou classificatório.

Os candidatos estrangeiros devem ficar atentos às demais exigências previstas, como apresentar visto temporário ou permanente que o autorize a estudar no Brasil e realizar a prova de proficiência em Língua Portuguesa, em acréscimo à prova de proficiência em língua estrangeira.

Para os candidatos com necessidades especiais (PNE), é necessário informar sua condição no ato de inscrição para que as condições de acessibilidade e outras que viabilizem a participação com isonomia na seleção sejam providenciadas. Essa exigência pode ser feita através do e-mail ppgcso@ufjf.edu.br

O resultado final da seleção será divulgado no dia 8 de dezembro no site do Programa. Documentação necessária, critérios de avaliação, cronograma, bibliografia e demais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital ou através do e-mail ppgcso@ufjf.edu.br