Sobrancelha: a moldura dos olhos
Conhe?a as t?cnicas que v?o deixar a sua perfeita

Deborah Moratori
24/03/03

Grossas, curvadas, fininhas. O que importa ? que as sobrancelhas s?o a moldura dos olhos. E ? incr?vel como uma sobrancelha bem delineada faz a diferen?a.

Al?m de dar um aspecto mais clean ? apar?ncia, sobrancelhas com tracejado bem feito s?o fundamentais para o bom resultado de uma maquiagem. E se voc? n?o foi aben?oada como a atriz charmos?ssima, Malu Mader, refer?ncia nacional quando o assunto ? sobrancelha, a solu??o ? recorrer a um profissional.

Quest?o de vida ou morte
Ao menos na primeira vez que se vai modelar as sobrancelhas, ? preciso procurar um especialista para que ele as defina em harmonia com seu rosto. O ideal ? que voc? conhe?a o trabalho desse profissional. Ent?o procure informar-se com suas amigas, vizinhas e, at? mesmo na rua, n?o hesite em perguntar, "onde voc? faz sua sobrancelha?", se deparar com sobrancelhas perfeitas no meio do caminho. Assim fica mais dif?cil errar.

A t?cnica para obter sobrancelhas bonitas ? simples. N?o requer nenhum aparelho sofisticado. Bastam uma pin?a, um chuma?o de algod?o, escovinhas pr?prias e um creme hidratante.

Importante dizer ? que sempre se deve levar em conta o tra?ado natural e se guiar por ele. O melhor ? que um profissional seja o primeiro a fazer esse trabalho, depois ? s? seguir o modelo. Dessa forma, voc? n?o corre o risco de arrancar p?los a mais, nem de deixar as sobrancelhas desiguais. Lembre-se de que os p?los demoram uns 15 dias para crescerem de novo e, quando s?o muito arrancados, tendem a desaparecer.

Fa?a voc? mesma
Se voc? prefere moldar suas sobrancelhas em casa mesmo, para n?o errar, Fique atenta ?s nossas dicas.

O primeiro passo ? escolher um espa?o bem iluminado. Voc? precisa enxergar bem o seu rosto, com todos os detalhes para n?o errar.

Escolha tamb?m um bom espelho para ver o que voc? est? fazendo, certo? Se voc? tiver um daqueles espelhos com apoio e um lado que aumenta seu rosto refletido, ?timo.

Agora vamos escolher a pin?a certa. Prefira aquelas com a ponta em corte diagonal e o cabo maior. ? que, como elas acompanham o sentido do p?lo, voc? consegue segurar melhor a pin?a e arrancar os teimosos mais facilmente
www.fujicosmeticos.com.br sem o p?lo quebrar.

Antes de come?ar, ? legal medir onde come?a e onde termina sua sobrancelha. Use um l?pis para fazer isso. Observe o contorno das duas sobrancelhas. Posicione o l?pis reto, encostando-o na aba do nariz para marcar o in?cio da sobrancelha. Para saber onde a sobrancelha deve terminar, deite o l?pis, alinhando-o at? o canto externo do olho. Marque sua pele com um l?pis de olho se achar mais seguro. Olhe o desenho e prepare-se para o passo-a-passo:

Sobrancelhas perfeitas

1. Passe um creme de limpeza nas sobrancelhas, j? que este tipo de produto abre os poros, facilitando a depila??o. Depois disso, comece a tirar os fios.

2. Nas sobrancelhas, ao contr?rio das pernas, os p?los s?o puxados no sentido em que eles nascem, sen?o voc? pode machucar a sua pele.

3. Descubra exatamente onde est?o os pelinhos a mais. Tire apenas os pelinhos que est?o em excesso sob as sobrancelhas.

4. J? terminou? Ent?o use sua escovinha para pente?-las e saber como ficou o resultado.

5. Caso voc? perceba que a parte superior est? desigual, com alguns pelinhos espetados, corte-os um pouquinho com uma tesoura pequena. Aten??o: ? bem pouquinho mesmo!

Depois de 15 dias, o p?lo removido j? vai ter crescido um pouquinho. Dessa forma fica f?cil de saber quais s?o os pelinhos em excesso e voc? n?o vai correr o risco de tirar nenhum a mais.

Para a sobrancelha n?o ficar descabelada, use r?mel incolor quando sair de casa. E, se a sobrancelha for falhada, para dar o retoque final, preencha os espa?os com sombra. Use sempre uma sombra mais clara do que as sobrancelhas. Se forem pretas, opte por sombra marrom. Pegue um pincel chato e d? uma leve esfuma?ada nas falhas.

Se o caso ? uma falha leve, a sombra resolve, mas para quem perdeu a sobrancelha ou t?m os p?los muito ralos, pode recorrer ao processo da micropigmenta??o ou da maquiagem definitiva.

Micropigmenta??o
A micropigmenta??o ? um m?todo que visa a corrigir sobrancelhas falhadas ou sem p?los, l?bios defeituosos ou sem cor e, at? mesmo substituir, em alguns casos, a maquiagem convencional.

Atrav?s da t?cnica pigmentos s?o depositados sob a pele. O efeito da micropigmenta??o pode durar muitos anos, mas a renova??o celular constante da pele e o efeito direto dos raios solares contribuem para o desbotamento do pigmento que deve ser retocado.

Como qualquer trabalho est?tico, a micropigmenta??o deve ser feita por profissioniais bem treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre pele, cores, t?cnicas, desenhos, entre outras coisas.

Para sempre
A t?cnica da maquiagem definitiva ? semelhante ? da tatuagem convencional. Ao contr?rio da micropigmenta??o, a maquiagem definitiva dura para sempre. "Por isso ? necess?rio muita cautela na escolha do profissional", diz a auxiliar, Aline de Almeida, do studio Carlos Tattoo. "Para encontrar o feitio mais natural de sobrancelha, ? importante estudar o formato do rosto da pessoa, o tom de pele e cabelo, antes de fazer a maquiagem permanente. Uma s?rie de testes ? realizada", explica. Tudo isso para evitar arrependimentos...