Quarta-feira, 27 de outubro de 2010, atualizada às 16h

I Semana da Diversidade Sexual discute necessidade de quebra de preconceitos no âmbito educacional

Aline Furtado
Repórter
Bandeira arco-íris

Com a intenção de discutir a diversidade sexual e celebrar a realização do curso de extensão Educação sem Homofobia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem início nesta quarta-feira, 27 de outubro, a I Semana da Diversidade Sexual. O evento prossegue até o próximo sábado, dia 30.

"Durante a realização do curso, percebemos a grande necessidade do tema diversidade ser trabalhado junto aos profissionais ligados à educação, como professores, psicólogos, além dos próprios estudantes", aponta uma das organizadoras do evento e integrante do Grupo de Encontro das Lésbicas do Movimento Gay de Minas (MGM), Lilian Werneck.

Como exemplo, ela lembra do uso do termo "homossexualismo", que deve ser trocado por "homossexualidade". Isso porque o sufixo "ismo" é usado em palavras que denotam doenças e anormalidades. "A maioria dos profissionais não sabe lidar com o assunto, o que faz com que casos de homofobia sejam muito frequentes no ambiente escolar, seja por meio de posturas ou de falas. É preciso trabalhar a quebra de preconceitos."

A programação da I Semana da Diversidade, que é gratuita e aberta ao público em geral, conta com debates, oficinas, mostras de fotos e vídeos, além de shows e festas (ver quadro abaixo).

Educação sem Homofobia

O projeto Educação sem Homofobia, criado em 2008 pelo Núcleo de Diretos Humanos e Cidadania GLBT da Universidade Federal de Minas Gerais (Nuh/UFMG), funciona em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

Entre os temas tratados durante a capacitação realizada com duas turmas em Juiz de Fora estão o desenvolvimento psicológico da sexualidade, a sexualidade como construção social, as dinâmicas de hierarquização, marginalização e exclusão na escola, entre outros. Os encontros foram realizados entre os meses de abril e outubro.

Programação

27/10 (quarta-feira)

  • 18h - Mesa de abertura e palestra "Movimento LGBT e Universidade", com Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado (UFMG) - Anfiteatro da Reitoria da UFJF

28/10 - (quinta-feira)

  • Exibição de curtas e fotografias - cantina do ICH/UFJF
  • 10h - Oficina do Jogo "E aí?", do projeto Educação Sem Homofobia - ICH/UFJF - sala 1312
  • 14h - Vídeos comentados: "Muito Prazer!" e "O Móbile: Admiração" - ICH/UFJF - sala1603
  • 16h - Roda de conversa em LIBRAS - ICH/UFJF - sala 1603
  • 17h30 - Oficina com o Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual - ICH/UFJF - sala 1603

29/10 (sexta-feira)

  • 09h - Relato dos projetos de intervenção dos cursistas do projeto Educação Sem Homofobia - ICH/UFJF - sala 1310
  • 14h - Roda de conversa "Homofobia no contexto escolar" - ICH/UFJF - sala 1603
  • 15h - Roda de conversa entre capacitadores e cursistas do projeto Educação sem Homofobia - ICH/UFJF - sala 1603
  • 17h - Oficina "Maria Maria Mulheres em Movimento" Coletivo Feminista UFJF - ICH/UFJF - sala 1603
  • 18h30 - Café
  • 19h - Conferência de encerramento: "Perspectivas e impactos de uma Educação sem Homofobia" com o Prof. Dr. Fernando Seffner - auditório da reitoria
  • 22h - Festa da Diversidade - Hall interno do ICH. Artistas convidadas: banda Relicária, as cantoras Uiara, Laís Barros, Carol Tavares, a percursionista Mari Meirelles e a DJ Kel Souza.

30/10 (sábado 30/10) 

  • 13h - Sabatina das/os cursistas do projeto Educação Sem Homofobia com o Grupo de Encontro das Lésbicas - no Movimento Gay de Minas (MGM)
  • 14h - Feijoada da Diversidade - com a DJ Kel Souza - MGM

Os textos são revisados por Thaísa Hosken