Terça-feira, 16 de janeiro de 2018, atualizada às 16h44

UFSJ está com inscrições abertas para os cursos de Música, Artes e Filosofia

Da redação

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está com inscrições abertas para os processos seletivos de três cursos. Mesmo que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seja o principal meio de ingresso nas universidades federais, algumas graduações ainda realizam processos seletivos simplificados para avaliar as habilidades específicas dos futuros discentes. Na Universidade, os cursos que utilizam este processo de seleção são: de Artes Aplicadas (ênfase em Cerâmica), licenciatura em Música, responsável por formar educadores musicais e músicos educadores, com ênfase em instrumento e canto e, licenciatura em Filosofia (modalidade educação a distância – EAD).

Para os cursos de Artes e Música, as inscrições vão até essa quarta-feira, 17 de janeiro. Já o processo seletivo para licenciatura de filosofia  (modalidade a distância), os interessados podem se candidatar entre os dias 25 e 30 de janeiro. No dia 29, começam as inscrições via Sisu 2018/1. As vagas são para o primeiro semestre de 2018.

Curso de Música

Apesar de considerar a nota obtida pelos candidatos no Enem, o ingresso na licenciatura em Música acontece anualmente por meio de um processo seletivo específico da UFSJ. As 40 novas vagas são divididas em 14 ênfases (canto erudito ou popular, clarineta, educação musical, flauta transversal, piano, percussão, saxofone, trombone, trompete, violão, viola, violino e violoncelo), selecionadas pelo estudante no ato da inscrição.

O corpo docente atual é formado por 23 professores, sendo dez doutores, sete mestres e cinco em processo de doutoramento. Eles são responsáveis por lecionar disciplinas teóricas e práticas que propiciam a formação abrangente para áreas musical, pedagógica e científica. De turno integral, elas são divididas em sete campos de conhecimentos: Instrumental e Vocal, Composicional e Regência, Teóricos, Humanísticos, Pedagógicos, de Integração e Pesquisa.

ACESSA.com - UFSJ est? com inscri?es abertas para os cursos de M?sica, Artes e Filosofia