Resumo de obras do Vestibular em livro Procura pela obra ? considerada boa pelos propriet?rios de bancas
de Juiz de Fora e deve aumentar pr?ximo ao Vestibular

Thiago Werneck
Colabora??o
04/10/2007

Um livro com os resumos das obras que v?o cair no vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) j? est? no mercado. Por R$ 9,90*, o vestibulando tem a seu alcance um resumo dos onze livros que devem ser cobrados pela banca de literatura da Universidade Federal.

S?o 96 p?ginas que resumem e contam alguns detalhes das obras selecionadas para os vestibulandos. Na banca de Giulio Caruso, chegam a ser vendidos cinco livros por dia. "Vende bem sim. Tem gente que no dia da prova vem aqui e compra o livro. Pessoas que v?m de fora procuram muito a obra", destaca

As principais desculpas para ler apenas o que est? resumido s?o: pregui?a; falta de tempo; ? muita coisa; n?o gosto de leitura. "Quase ningu?m l? os livros, o resumo tem coment?rio explicando. Eu j? li alguns para PISM e agora que vou fazer vestibular vou ler s? o resumo mesmo", fala a estudante Priscila Manh?es de Souza.

Al?m do livro nas bancas, os cursinhos costumam oferecer em suas apostilas os resumos e coment?rios de cada obra. "Vou ler s? os resumos, mas n?o vou comprar o livro, tem tudo na minha apostila. Todos s?o importantes, mas s? vou ler Morte e Vida Severina porque vimos o filme e gostei da hist?ria" diz a estudante Andressa Maria de Castro Chaves que vai prestar vestibular para psicologia.

Foto da estudante Ta?s Toledo Ao contr?rio das duas colegas, a estudante, Ta?s Toledo Tran (foto ao lado), j? leu todos os livros e acompanha o resumo das obras durante as aulas. "O livro tem mais detalhes que n?o entram no resumo e por isso vou estar melhor preparada. Como gosto de ler aproveito ter mais informa?es na hora da prova", destaca.

S?o para esses detalhes que podem ser deixados de lado em um resumo que a professora de literatura, Tatiana Franca Rodrigues alerta. "O candidato que fica restrito ao que foi resumido da obra perde detalhes importantes do que foi escrito e n?o tem a seguran?a necess?ria para escrever uma resposta correta", avalia.

Para a professora, o aluno deve saber usar o resumo a seu favor. "A obra resumida ? uma forma de estudo apenas para ajudar memoriza??o, refor?ar o que j? foi estudado", explica Tatiana.

J? a professora de literatura, Maria Laura M?ller da Fonseca (foto abaixo) acredita que para a primeira etapa do vestibular da UFJF, basta a leitura do resumo. "Tenho alunos que leram apenas o conte?do resumido e fecharam a primeira etapa de literatura. Infelizmente para as quest?es fechadas tem bastado ler o resumo para o vestibular da UFJF", lamenta.

Foto de pessoas em uma banca de revistas Maria Laura acredita que os alunos optam pelo resumo porque n?o t?m tempo para ler tudo. Ela critica o n?mero de livros cobrados na institui??o. " S?o raros os alunos que l?em todos, e tem diminu?do cada vez mais nos ?ltimos cinco anos. Tem livros bons que s?o especializados em resumos das obras. Faltam na UFJF perguntas que valorizem o enredo e os elementos de narrativa", comenta.

Um perigo ? o resumo retirado de internet. Os autores desses textos, que sintetizam os livros, s?o desconhecidos e por isso o conte?do pode conter interpreta?es equivocadas e n?o apresentar pontos essenciais para compreens?o da obra. "Resumo de internet de forma alguma ? recomendado. Caso n?o possa ler o livro, o ideal ? procurar a ajuda de algum professor de literatura para indicar outra sa?da", observa a professora Tatiana.

As obras do Vestibular UFJF
  • Helena, Machado de Assis
  • Lira dos vinte anos (foto acima), ?lvares de Azevedo
  • Antologia de Cr?nicas, Org. Herberto Sales
  • O menino do engenho, Jos? Lins do Rego
  • Antologia de Contos Brasileiros, Org. Herberto Sales
  • Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade
  • Civiliza??o e Singularidades de uma rapariga loira (contos), E?a de Queir?s
  • Incidente em Antares (foto acima), ?rico Ver?ssimo
  • Literatura de dois gumes (ensaio) , Ant?nio C?ndido
  • O conto da Ilha Desconhecida, Jos? Saramago
  • Morte e Vida Severina (foto acima), Jo?o Cabral de Melo Neto

*Valor fornecido em 04 de outubro de 2007