Enfermeiro Campo de trabalho para esse profissional tem aumentado e desemprego n?o ? uma palavra muito usada nessa profiss?o

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
11/05/2007

Dia 12 de maio, dia mundial do enfermeiro. Essa milenar atividade ? uma das mais respeitadas pela sociedade. Uma profiss?o que ao longo da hist?ria mescla arte, ci?ncia e caridade.

Quando se fala nessa data, lembra-se de Florence Nightingale (1820 - 1910), enfermeira brit?nica, que ficou famosa por ser a pioneira no tratamento a feridos de guerra, ela ? conhecida como a fundadora da enfermagem moderna.

Para a coordenadora de enfermagem da Santa Casa de Miseric?rdia de Juiz de Fora, Mara L?cia Welerson (foto no v?deo), ser enfermeira ? realmente gratificante, mas o profissional deve ter um conjunto de qualidades para desempenhar essa nobre miss?o.

"Tem que ter pensamento cr?tico, saber trabalhar em equipe, prestar cuidados n?o s? ao doente, mas para a fam?lia e para a sociedade, saber tomar decis?es. Viramos praticamente um parente dos nossos pacientes, um ponto de refer?ncia, isso ? o melhor da nossa profiss?o", diz Mara, que ? enfermeira h? 13 anos.

Da simples vontade em ajudar o pr?ximo, a profiss?o tem exigido cada vez mais um profissional especializado, sedento de conhecimentos, que se torne o mais completo em todos os sentidos. "Para ser enfermeiro, al?m de ter perfil, tem que buscar a qualifica??o sempre. ? uma profiss?o que tem sido bastante valorizada, mesmo que n?o se ganhe muito", conta Mara.

Thais, enfermeira Thais Vasconcelos Amorim (foto ao lado) formou-se h? quatro anos e tamb?m trabalha na Santa Casa. Apesar do pouco tempo exercendo a profiss?o ela j? assimilou bem as caracter?sticas que um enfermeiro precisa saber no dia a dia.

"Eu penso que a enfermagem ? arte e ci?ncia. Ela n?o cura, ela cuida. A profiss?o tem quatro dimens?es. Temos que assistir: cuidar em todos os sentidos do paciente; precaver: liderar, organizar a equipe. Investigar, uma simples pomada num curativo, temos que saber qual deve ser a ideal para o paciente e educar a todo momento. Por isso ? uma profiss?o t?o digna. Esse v?nculo ? digno, mesmo diante da morte de um paciente, com o cuidado ao corpo".

O campo de trabalho

Mara, enfermeira O campo de trabalho para esse profissional tem aumentado e desemprego n?o ? uma palavra muito usada nessa profiss?o. Em Juiz de Fora existem diversas faculdades que formam enfermeiros. Al?m da Universidade Federal de Juiz de Fora, as faculdades Est?cio de S?, Suprema, Unipac e Universo s?o as outras op?es.

Um tabu que a cada ano vem sendo quebrado ? que a profiss?o seria exercida praticamente por mulheres. "Hoje est? bem diversificado, o meu quadro de enfermeiras ainda ? maior, mas os homens tamb?m tem exercido a profiss?o", diz Mara.

Para a diretora de enfermagem do Hopsial Universit?rio/Centro de Aten??o ? Sa?de, S?nia Ara?jo, o seu local de trabalho ? um exemplo dessa mudan?a. "Tivemos que reformular os vesti?rios, pois o n?mero de enfermeiros homens tem crescido bastante".

Onde estudar

Em Juiz de Fora, algumas faculdades oferecem o curso superior de Enfermagem:

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora