Ter?a-feira, 07 de outubro de 2008, ?s 18h06

Prazo final para candidatos prestarem contas ? Justi?a Eleitoral. Os que tiveram o pedido indeferido tamb?m devem entregar a documenta??o



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Todos os candidatos que pediram o registro na Justi?a Eleitoral devem prestar contas at? o dia 04 de novembro, com exce??o dos que ainda v?o disputar o segundo turno, cuja presta??o acontece at? 25 de novembro. A t?cnica judici?ria Vilma Sinnotti Estevez alerta que mesmo os candidatos que tiveram o pedido indeferido pela justi?a precisam apresentar os documentos.

Outro alerta ? o fato de a presta??o ser total. Mesmo os candidatos tendo feito a presta??o parcial durante a campanha, ? necess?rio discriminar todos os gastos, do in?cio ao fim.

Atrav?s do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerai (TRE-MG), os candidatos v?o fazer download do sistema, recentemente atualizado. "Agora, eles v?o procurar pelo 1.0.0.5", explica Vilma. Todos os dados devem ser preenchidos corretamente e, al?m de impressa, a declara??o tamb?m deve ser entregue em qualquer tipo de m?dia, como disquete CD ou DVD. Al?m disso, ? necess?rio levar os documentos. A entrega deve ser feita na Zona Eleitoral 154 (Rua S?o Sebasti?o, 776).

Entretanto, a Justi?a Eleitoral ainda n?o est? recebendo as declara?es, porque a vers?o do sistema para recebimento em cart?rio ainda n?o foi entregue pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ? ele que registra o recebimento e n?o h? previs?o de quando deve chegar. "A informa??o que temos ? a de que deve ser em alguns dias", diz Vilma.

Quem n?o entregar a presta??o ou tiver as contas desaprovadas, n?o consegue retirar a quita??o eleitoral e fica impedido de ser candidato at? dezembro de 2013. Al?m disso, o candidato n?o pode ser nomeado para cargos p?blicos, n?o pode prestar concurso p?blico, ficam com o CPF comprometido e impedidos de renovar passaporte. Os candidatos que n?o abriram conta corrente, como prev? a legisla??o, que apresentar as contas fora do prazo, ou n?o seguir corretamente as instru?es para a entrega dos documentos poder?o ter as contas desaprovadas.