Diego Alves Diego Alves 25/6/2012

Mineiros dão as cartas no Brasileirão

FutebolO final de semana de futebol foi especial para os mineiros. Vitórias maiúsculas, com autoridade, e ponta da tabela. O cenário atual supera as expectativas. Antes do início do Brasileirão, Atlético e, principalmente, Cruzeiro eram apontados como meros coadjuvantes na competição.

A Raposa passou por uma espécie de choque de gestão, com a chegada de Celso Roth. O gaúcho, apesar da fama de retranqueiro, tem como marca de seu trabalho arrumar a "cozinha" de suas equipes como ponto de partida. E o faz com competência. O Cruzeiro levou apenas três gols e tem um meio-campo que marca muito forte. Lá na frente, a boa fase de Wellington Paulista tem feito a diferença. O desafio do atacante, assim como o da equipe, é manter a regularidade.

Para brigar pelo título, o time ainda precisa suprir algumas carências. As principais estão nas laterais. No jogo contra o Vasco, Léo (zagueiro) e Éverton (volante) ocuparam os setores. Deram conta do recado, mas não podem ser as opções durante todo o campeonato. A chegada de mais um meia de criação também seria bem-vinda. Contar apenas com Montillo e Souza é pouco. Mas, apesar dessas lacunas, após essas quatro vitórias consecutivas não há como negar que o Cruzeiro hoje é uma equipe mais segura e com padrão tático definido.

O Atlético também sofreu apenas três gols. A zaga com Réver e Rafael Marques tem sido um dos pontos fortes da equipe. As chegadas de Júnior César, Jô e Ronaldinho deram mais corpo ao elenco, além de preencher, pontualmente, setores que eram deficientes. O 4-2-3-1 de Cuca está funcionando, sobretudo quando Danilinho e Bernard jogam bem. O R49 ainda não fez uma grande partida, porém demonstra ânimo renovado e vontade dentro de campo. Ainda acredito que é válida a aposta. Vejo o elenco do Galo à frente do da Raposa, apesar da tabela indicar o contrário.

O mais importante é que Cruzeiro e Atlético conseguem aproveitar o momento de interseção entre competições e acumulam pontos importantes nessa largada do Brasileirão, enquanto outros times dividem suas atenções. Esse script já deu o título ao Corinthians no ano passado. Ainda é cedo para cravar que os mineiros vão chegar na reta final brigando pelo caneco. Mas, no momento, são eles é quem dão as cartas!



Diego Alves tem 25 anos e é amante do futebol. É jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-graduando em jornalismo esportivo. Hoje é comentarista do programa Na Área, da Rádio Universitária FM, também de Viçosa.

ACESSA.com - Mineiros d?o as cartas no Brasileir?o