Sempre alerta! Aprenda com a turma de escoteiros uma s?rie de atividades
que v?o fazer voc? se divertir pra valer

07/08/2006

J? estamos no segundo semestre do ano: agosto! E por que n?o planejar uma atividade diferente? Se voc? fica parado, em frente a televis?o ou s? joga v?deo-game, t? na hora de movimentar o seu dia-a-dia! Uma turminha muito especial quer convidar voc?s para participarem de um grupo bem diferente: os escoteiros!!!

Voc? j? deve ter visto por a?, essa crian?ada uniformizada se preparando para alguma aventura. Mas se voc? pensa que ser escoteiro ? s? isso, est? muito enganado.

Segundo, Lucas de Almeida Oliveira (foto ao lado), que h? seis anos faz parte do grupo, os escoteiros se re?nem semanalmente para conversar sobre assuntos diversos, programam encontros de confraterniza??o ou competi??o, com jogos de coopera??o, conhecimentos de escotismo, entre outros temas.

"Quero ser chefe ou pioneiro um dia", diz Lucas. Mas o que ? isso? Para quem n?o sabe, os escoteiros t?m uma hierarquia, ou seja, um grau de evolu??o das fun?es de acordo com a idade do participante. Por exemplo, se voc? tem de 6 a 10 anos ? considerado Lobinho e vai aprender um pouco sobre artesanato, literatura, inform?tica... ou o assunto que voc? mais gostar. Nessa fase, o lema ? "Melhor poss?vel", ent?o voc? deve escolher aquilo que mais gosta de fazer e tornar-se cada vez mais "craque" nessa atividade.

O lobinho Pedro Henrique (foto abaixo), 9 anos, explica que est? desenvolvendo uma s?rie de especialidades desde quando come?ou a fazer parte do grupo. S? para voc?s terem uma id?ia ele j? conquistou a especilidade de "Informa?es Tur?sticas", quando realizou viagens e aprendeu sobre os locais em que esteve, "Leitura", quando leu v?rios livros e aprensentou para os seus amigos escoteiros, "Fotografia", quando trouxe fotos de Tiradentes para o grupo, "Nata??o", j? que nada desde os dois anos de idade, "Bab?", pois cuidou do irm?o pequeno e at? "Hortigranjeiro", j? que plantou algumas verduras com os amiguinhos.

"Temos muitas especialidades para conquistar", diz Pedro. Segundo ele ningu?m ? obrigado a fazer nada, s? o que gosta. "Da?, quando voc? vai aprendendo, ganha a especilidade, que pode ter tr?s n?veis: 1, amarelo; 2 verde e 3 -azul", destaca o lobinho.

J? quando se tem de 10 a 15 anos os lobinhos passam a ser escoteiros e desenvolvem o conv?vio com a natureza, a ajuda ao pr?ximo e uma infinidade de outras atividades. Lucas esclarece que no caso das viagens e acampamentos, os lobinhos ficam em lugares fechados, como casas ou alojamentos, por exemplo, e os escoteiros j? dormem em barracas de camping.

Na faixa et?ria dos 15 a 18 anos, eles s?o chamados de s?niores ou guias e o lema ? "Aprender, fazendo". Nessa fase, eles v?o explorar uma s?rie de desafios, aventuras e conhecer melhor o mundo em que vivem. A guia Sarah de Almeida (foto ao lado), 12, irm? de Lucas, adora as atividades e j? tem 11 anos no grupo. "Nos escoteiros a gente vivencia de tudo. Aprendi a conviver com pessoas diferentes e superar os meus limites", destaca.

E segundo Sarah n?o ? preciso ser crian?a para participar do grupo. Os Chefes Escoteiros s?o os adultos respons?veis por cuidar de cada um deles, propondo temas, brincadeiras e atividades. E n?o ? a toa que Sarah pode falar do tema. Toda a sua fam?lia participa dos escoteiros, passando de gera??o em gera??o. "Meus av?s, pais e toda a fam?lia j? foi lobinho um dia. ? muit bom!", declara.

Aqui em Juiz de Fora, voc? pode procurar o grupo mais pr?ximo da sua casa, pedindo informa?es pelos telefones: (32) 3215-7674, (32) 3215-0615 e (32) 3216-3846 (Loja).

Se voc? ? de outra cidade, ? s? entrar no site da Uni?o Brasileira dos Escoteiros no Brasil: www.escoteiros.org.br.