Lucas Soares Lucas Soares 17/08/2015

Mudança de chave: sai Brasileirão, entra Copa do Brasil

Nesta semana, começa a disputa da verdadeira Copa do Brasil. Com a presença dos cinco clubes da Libertadores, os 16 melhores times da competição "mudam de chave" para uma competição mata-mata onde tudo pode acontecer, embora sempre seja possível prever alguma coisa.

O formato de Copa tem essa peculiaridade justamente por dar chances iguais à um time de menor expressão a chance de ir mais longe. Há dez anos, o Paulista de Jundiaí sagrava-se campeão sobre o Fluminense. Um ano antes, foi a vez do Santo André calar o Maracanã ao bater o Flamengo na decisão. Isso sem contar o Criciúma de Felipão derrotando o Grêmio em 1991 e o Juventude ganhando do Botafogo em 1999. Equipes de menor expressão que tiveram a oportunidade de levantar um título nacional, graças ao formato do campeonato, que permite tais façanhas.

E o que esperar da edição 2015? Com apenas três times longe da elite (Paysandu, Ituano e Ceará), é difícil que haja uma surpresa, principalmente com a presença das equipes que disputam a Libertadores. Além disso, como não temos o chaveamento definido (já que irá haver um novo sorteio para as quartas), tudo fica mais aberto ainda. 

Eu separei os confrontos das oitavas e analisei um a um, apontando os favoritos e os motivos que me levam a acreditar em quem vai passar.

Corinthians x Santos
Favorito: Corinthians
O Corinthians tem um leve favoritismo no clássico paulista. Apesar do Timão ser o atual líder do Brasileirão, o Santos levou a melhor nos últimos confrontos decisivos entre as equipes pelo Campeonato Paulista. Não creio que isso será relevante neste momento e aposto que o Corinthians vai passar.

Coritiba x Grêmio
Favorito: Grêmio
Copeiro, o time gaúcho é o amplo favorito para passar de fase. Vem bem no Brasileirão e deve enfrentar um Coritiba, que foge do rebaixamento, com reservas.

Atlético-MG x Figueirense
Favorito: Atlético-MG
O atual campeão vem com um retrospecto recente muito bom nas competições mata-mata. Além de ter um time melhor e mais encorpado, enfrenta uma equipe que também deve focar em escapar da degola no Brasileirão.

Fluminense x Paysandu
Favorito: Fluminense
O Flu enfrenta uma equipe de menor expressão que, apesar de tradicional, não deve ser párea para o trio R10-Fred-Cícero. O jogo em Belém deve ser complicado, principalmente se o resultado no Rio não for favorável aos cariocas.

Internacional x Ituano
Favorito: Internacional
O Inter tem pela frente um adversário que está focado praticamente na disputa da Copa do Brasil. Sem divisão, o campeão paulista de 2014 joga a Copa Paulista e aposta todas as suas fichas na CdB. O clube gaúcho, no entanto, não deve dar mole e, apesar da má fase no Brasileirão, garantir a classificação.

São Paulo x Ceará
Favorito: São Paulo
O Tricolor Paulista, assim como o Fluminense, tem pela frente um adversário tradicional. No entanto, o Ceará vai muito mal na Série B (está na lanterna) e deve focar em não cair de divisão, escalando os reservas como fez nos jogos contra o Tupi. 

Palmeiras x Cruzeiro
Favorito: Palmeiras
No confronto mais equilibrado da fase, as duas equipes tem boas chances de passar. Como estou palpitando, aposto no Palmeiras. O Verdão se recuperou no Brasileirão com a expressiva vitória sobre o Flamengo e tem um elenco mais qualificado que o celeste. No entanto, o clube mineiro é um dos maiores vencedores da CdB e sabe como se joga o torneio. Pela fase, dá Palmeiras.

Flamengo x Vasco
Favorito: Flamengo
O Flamengo só é favorito devido à péssima fase vivida pela equipe cruz-maltina. Afundado na lanterna do Brasileirão, o Vasco trocou o comando técnico e Jorginho estreia justamente no clássico carioca. Já o Rubro-Negro, apesar das recentes falhas defensivas, terá pela frente um dos ataques mais inoperantes do Brasileirão e o primeiro clássico de Guerrero com a camisa do Flamengo como motivacional.  


Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e pós-graduado em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora. Apaixonado por futebol, repórter no portal Acessa.com e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.

ACESSA.com - Mudan?a de chave: sai Brasileir?o, entra Copa do Brasil