Troca de figurinhas da Copa movimenta Parque HalfeldLocal virou ponto de encontro de pais, avós, filhos e netos interessados em completar o álbum da Copa do Mundo. Caráter lúdico do evento motiva coleções

Clecius Campos
Repórter
26/5/2010

As manhãs e tardes no Parque Halfed estão cada dia mais movimentadas. O motivo é a troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo 2010. Diariamente, dezenas de pessoas passam pelo local em busca das peças finais que completam as 32 seleções na disputa.

O aposentado Alfredo da Costa Maciel procura esperançoso a figura número 345, com a fotografia do jogador holandês Rafael Van Der Vaart. Este é a único dos 637 adesivos que ele ainda não tem. "Comecei o álbum há 15 dias e gastei R$ 20 em figurinhas. Agora troco e compro direto dos garotos daqui." Segundo Maciel, aos sábados e aos domingos o grupo fica maior, com mais de 50 pessoas. "São pais, mães, avós, filhos e netos. Os pequenos divertindo-se e os adultos relembrando a juventude." Cada pacote com cinco figurinhas custa R$ 0,15*.

Para completar o álbum do filho da dona de casa Amanda Dias, faltam apenas três adesivos. "São as imagens da escalação da Inglaterra, do inglês Matthew Upson e de um outro jogador da Dinamarca. Colecionar tem feito bem a ele." Segundo Amanda, o garoto de seis anos reconhece todas as bandeiras e está mais interessado com os acontecimentos da Copa. "Além disso, a criança aprende a zelar pelas coisas."

A desenhista gráfica Gilda Ribeiro ajuda o filho Kevin, de 11 anos, a completar o álbum. Restam ainda 160 figuras para que o garoto finalize a coleção. "Ontem [25 de maio] vim sem organização, mas agora trouxe uma lista das repetidas e das que faltam. Eu aproveito para me divertir também", brinca a mãe. Kevin afirma que vai seguir colecionando outros álbuns. "É legal. Já sei até os nomes dos jogadores de cor."

Foto de pessoas trocando figurinha Foto do album

O garçom Marcelo Andrade da Silva veio de Bicas para fazer as trocas de adesivos no Parque Halfeld. "É melhor vir aqui e ficar negociando que comprar o pacote na banca e encontrar um monte de figurinhas repetidas." Ele está longe de completar seu álbum. "Comecei a coleção na sexta-feira [21 de maio], ainda falta bastante. Na última Copa, em 2006, ficaram faltando 81 figurinhas para mim."

O vice-presidente do Sport Club de Juiz de Fora, Márcio Guerra, já perdeu a conta de quantos álbuns de futebol colecionou. Sempre que um novo campeonato é iniciado, ele vai até a banca para iniciar a nova coleção. "A paixão vem de antes do meu interesse pelo futebol. Durante a infância convivi com uma tia que adorava completar álbuns, por causa dos prêmios que as revistas davam." Para ele, a maior dificuldade é encontrar as fotos dos jogadores de Portugal. "Aproveito os intervalos para trocar as figurinhas com meus alunos. Faltam 56 para a minha coleção."

Para o psicólogo Ricardo Kamizaki, a coleção de figurinhas é uma simples brincadeira de se atingir um objetivo. "A época da Copa do Mundo exerce ainda mais atração, já que também se trata de um evento lúdico. Não coleciono figurinhas desde que o Brasil foi bicampeão mundial. De lá pra cá, acho que não vale a pena", brinca.

Espanha, Argentina, Inglaterra e Brasil são favoritos

Levando em consideração os personagens do álbum, Guerra aposta em um bom desempenho da equipe da Espanha. "É a seleção mais bem construída, melhor que o time de Dunga. O Brasil pode pagar pelo deslize imperdoável de não convocar Ronaldinho Gaúcho e Neymar." Maciel também confia na equipe espanhola, mas aponta a Argentina e o Brasil como fortes concorrentes. "A equipe brasileira está boa." Silva acrescenta à lista os times da Inglaterra e da Alemanha. "São os mais tradicionais. Têm sempre chance de ir bem."

*Valor informado em maio de 2010