Copa do Mundo

Aprenda a fazer o chaveiro que imita a camisa do BrasilConfeccionado em E.V.A., o chaveiro, que promete fazer sucesso em época de Copa do Mundo, é fácil de fazer e barato

Aline Furtado
Repórter
28/5/2010

Faltando duas semanas para começar a Copa do Mundo, que tal começar a se preparar para entrar no clima e torcer pelo Brasil? Para comemorar a época e torcer pelo país em verde e amarelo, a artesã Ângela Vilella  ensina a fazer um chaveiro que lembra a camisa da seleção brasileira.

A base do chaveiro é o E.V.A., que, segundo a artesã, permite várias criações. "É um material de fácil manuseio e que auxilia na criação de objetos variados, como porta-lápis, porta-retrato, marcador de livro, entre outros." Para fazer o chaveiro, além de pouco tempo, você vai desembolsar pouco dinheiro. "O custo total do material é de R$ 0,50* e até mesmo uma criança pode fazê-lo."

Material necessário
  • E.V.A nas cores verde e amarelo
  • Cola para E.V.A.
  • Adesivos com temática do Brasil
  • Tesoura
  • Furador
  • Molde em papel
  • Argola para chaveiro
  • Lápis
Passo a passo

O primeiro passo é riscar o molde da camisa no E.V.A amarelo (clique aqui para obter o molde). Segundo a artesã, o tamanho da camisa pode ser feito de acordo com o gosto de quem vai confeccionar o chaveiro, mas ela sugere 5 cm de largura, 8,5 cm de altura, largura das mangas de 1,5 cm e largura da gola de 1 cm.

Riscando o molde Recortando a camisa Tiras

Em seguida, recorte a camisa no E.V.A. "O ideal é cortar com o meio da tesoura para que fique melhor", ensina Angela. Com o E.V.A. verde, faça tiras de 0,5 cm, as quais servirão como punho da camisa. Com um furador, fure a parte superior do centro da camisa, onde será encaixada a argola do chaveiro. "A argola pode ser encontrada facilmente em armarinhos."

Argola Gola Colando o adesivo

Dobre o corte na parte superior e faça as golas da camisa, colando as duas abas. "A cola quente é mais rápida, mas o acabamento não é muito bom." O próximo passo é colar os punhos, feitos com tiras de E.V.A. verde, da camisa. Basta passar um pouco de cola na parte inferior da camisa e das mangas. Para finalizar, cole um adesivo com temática do Brasil no centro da camisa. 

*Valor informado em maio de 2010

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Lica Souza: Gostei ..Legal !!

Faltam dias para a Copa 2014