Galo canta no final e Tupi vence nos acr?scimos Time vence por um a zero Flamengo de Cataguases
e Alan faz seu oitavo gol na temporada

Guilherme Oliveira
Colabora??o
19/08/2006

Foi no apagar das luzes! O Tupi n?o teve vida f?cil no primeiro amistoso da equipe para a prepara??o da Ta?a Minas Gerais. O galo de Juiz de Fora foi a Cataguases e derrotou o Flamengo local pelo placar de um a zero, no est?dio Rodrigo Lana. O atacante Alan marcou o gol da vit?ria aos 50 minutos do 2? tempo. Antes do in?cio da partida, o treinador Jos? Maria Pena teve que alterar a escala??o da equipe. O lateral direito Z? Carlos com bolhas no p? direito foi vetado pelo departamento m?dico do clube. ?derson que veio do Ituano de S?o Paulo come?ou jogando na lateral direita carij?.

O jogo come?ou equilibrado, com poucas chances reais de gol para as duas equipes. O campo de Cataguases prejudicava o espet?culo, al?m de ter dimens?es reduzidas, o que ocasionou diversos choques entre os atletas e as jogadas mais duras. A ilumina??o do est?dio tamb?m n?o era das melhores.

O atacante Cin?sio, esperan?a de gols da equipe, ainda saiu contundido devido a uma pancada no joelho esquerdo e foi substitu?do ainda no primeiro tempo. O jogador logo come?ou o tratamento com gelo no local atingido e ser? avaliado pelo departamento m?dico do clube.

2? Tempo: Tupi no ataque

O galo voltou a campo com duas altera?es para a etapa final, o cabe?a de ?rea Pires cedeu lugar para o meia Deivid; e o estreante Diogo saiu para a entrada de Renan. O Tupi come?ou o jogo querendo marcar logo de in?cio, mas aos 9 minutos o meia-atacante G?lson do Tupi foi expulso, deixando a equipe de Juiz de Fora com um a menos at? o final da partida.

Mesmo em desvantagem num?rica o Tupi continuou a tomar conta da partida, perdendo v?rias chances de gol, principalmente de bola parada. O treinador Pena ainda trocou o goleiro El?dio por Renan.

O ?rbitro da partida, Marcos Dias, deu 5 minutos de acr?scimo. Tempo necess?rio para que o Tupi triunfasse em seu primeiro amistoso. No ?ltimo lance do jogo, aos 50 minutos, Vanderlei tabelou com Deivid pelo lado esquerdo de ataque e cruzou, a zaga do Flamengo falhou, Alan, sempre oportunista, tirou o zagueiro e mandou para o fundo das redes. Tupi 1 x 0. Foi o oitavo gol de Alan na temporada, ele que ? o artilheiro do Tupi no ano. N?o deu tempo de nova sa?da, o juiz apitou o final da partida e o Tupi saiu com a miss?o cumprida e cantando de galo em Cataguases.

Ap?s a partida o treinador do Tupi destacou o empenho dos jogadores que demonstraram muita disposi??o. Segundo Pena, a equipe lutou muito, mesmo com um jogador a menos, o que d? muitas esperan?as para o prosseguimento da prepara??o da equipe para a Ta?a Minas. Pena ainda admitiu que o jogo tecnicamente n?o foi de muita qualidade e que o amistoso foi v?lido para dar ritmo de jogo ao elenco. O treinador espera, ainda, ter mais dois amistosos antes da estr?ia contra o Villa Nova, no dia 3 de setembro, no est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio.

Nova contrata??o?

Quem pode pintar no galo ? o jogador Juninho, do Flamengo de Cataguases. Ele conversou com o diretor de futebol do Tupi, Alem?o, ap?s o jogo. O dirigente gostou da atua??o do jogador de 19 anos na partida. As negocia?es podem avan?ar durante a semana.

Descanso

Ap?s uma semana de trabalhos f?sicos, coletivos e do primeiro amistoso da equipe, os jogadores que viajaram a Cataguases descansam s?bado e domingo, voltando aos treinamentos na segunda-feira, pela manh?, no est?dio Salles de Oliveira, no bairro Santa Terezinha.

O Tupi entrou em campo com a seguinte escala??o:

Tupi: El?dio (Renan), ?derson, Jo?o J?nior, Domingos (J?nior Neg?o) e Jean (Vanderlei); Pires (Deivid), Robson, Gilson e Diogo (Renan); Allan e Cin?zio (Leandro Guerreiro).
Treinador: Jos? Maria Pena
Gol: Alan aos 50 minutos do 2? tempo.
Local: Est?dio Rodrigo Lana, Cataguases
P?blico: N?o foi divulgado.