Vestibular e Pism III recebem 13 pedidos de recursos. Provas de qu?mica foram as mais problemíticas

Por

Segunda-feira, 3 de janeiro de 2011, atualizada às 16h41

Vestibular e Pism III recebem 13 pedidos de recursos. Provas de química foram as mais problemáticas

Clecius Campos
Repórter

O Vestibular 2011 e o módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam, ao todo, 13 pedidos de recursos. As solicitações foram realizadas exclusivamente nesta segunda-feira, 3 de janeiro, até as 16h, na Central de Atendimento da UFJF. Onze dos recursos foram impetrados contra questões das provas, outras duas solicitações são relativas aos atos do processo seletivo.

As provas de química foram as que apresentaram mais problemas, na visão dos vestibulandos. Três das cinco questões de química do vestibular (números 1, 3 e 5) foram alvos de quatro pedidos de recursos. Duas questões de química do Pism III, uma objetiva (36) e uma discursiva (1) também foram questionadas por três estudantes. A UFJF adiantou-se e publicou, nesta segunda-feira, uma retificação do gabarito da prova de química, divulgado no site da instituição, em que duas questões apareciam com a mesma resposta.

Além dessas, a segunda pergunta de física do vestibular, as questões 4 e 5 de física do Pism III e a questão 35 da prova objetiva de história do Pism III receberam um pedido de recurso cada. Sobre a prova de história do vestibular, que continha apenas duas questões abertas, em vez das cinco previstas, a UFJF decidiu, ainda no dia 23 de dezembro, atribuir a todos os candidatos o valor total das questões que faltaram. A UFJF tem 72 horas para responder aos demais pedidos.

Outra data importante a ser observada é a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir das 17h do dia 17. As notas irão definir que candidatos continuam na disputa pelas vagas da UFJF e terão as provas abertas corrigidas. No dia 21, a partir das 11h, serão divulgadas as notas da 2ª fase do Vestibular e do Pism III. Recursos poderão ser impetrados no dia 22, das 9h às 16h. O resultado final dos processos seletivos será publicado no dia 25, a partir das 11h, no site da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken